Ribeirão Preto registra quase dois casos de assalto por hora, diz levantamento estadual

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no primeiro bimestre do ano, a cidade contabilizou 2.705 ocorrências

João Camargo

Ribeirão Preto registrou quase dois casos de assalto por hora no primeiro bimestre de 2019 – janeiro e fevereiro. Ao todo são 2.705 ocorrências: mais de 1,3 mil por mês e cerca de 46 por dia.

As estatísticas foram obtidas por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Um dos casos mais comuns é o de roubo de celulares. A vítima se distrai com o aparelho e se torna mais vulnerável à ação do criminoso. A estudante de administração Larissa Izabela de Freitas teve o aparelho levado em um ponto de ônibus, enquanto olhava as horas.

“Estava esperando meu ônibus quando tirei meu celular da bolsa para ver as horas. Passaram dois meninos, um deles de bicicleta, tomaram meu celular e saíram correndo”, diz.

A jovem afirma que havia várias pessoas no ponto, mas ninguém ajudou. “Tinha umas 20 pessoas, eu tentei pedir ajuda, mas ninguém ajudou, só ficaram olhando”, conta. Agora, Larissa só usa o celular em lugares fechados e anda com relógio de pulso para ver as horas.