Grupo fala sobre ‘gordofobia’ em peça de teatro

O grupo /tem varias apresentações marcadas pelos espaços ribeirão-pretanos

Por: Germano Neto

O grupo Petrichor vai falar sobre gordofobia através de um projeto de espetáculo chamado Banhado, aprovado no ProAC, em 2017.

Gordofobia é o preconceito contra gordos. Através do espetáculo, o grupo, formado por Gabriel Franco, Jeferson Menino, Thais Elvira, João Bertolai, Karol Nurza, Marcos Melo e Michel Mika, vai debater sobre as questões que Gabriel Franco enfrenta todos os dias.

Foram dois anos de pesquisa do espetáculo, que tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre gordofobia, por meio de dança, teatro, música, um monólogo  do corpo gordo, disse Gabriel.

“Vamos trazer uma estética pontual, que traz aspectos de medicina com uma luz bem forte”, disse.

Thais Elvira, preparadora corporal da peça, diz que a gordofobia está presente nas mídias, em estruturas físicas, como os espaços dos ônibus e cadeiras.

“É importante falar sobre gordofobia e trazer luz a esse problema social para quebrar estigmas contra gordos. Dizem que gordo é fedido, preguiçoso, vagabundo e uma pessoa doente”, afirmou.

Thais complementa que espera que as pessoas possam entender que as piadas gordofobicas não são apenas piadas.

“Isso reflete no outro! Enquanto vítima dessa piada, o quanto a gente sofre com a pressão estética e padrões estabelecidos pela mídia. É uma provocação para que as pessoas comecem a andar e olhar para esse assunto. Pensar da onde vem isso.”

Confira a sinopse da peça:

O empenho de um corpo gordo em transpor condenações, medicações, cortes, segregações e todos os estigmas que lhe foram impostos. É chegado o momento de dar voz e de ouvir a voz de sua própria banha e ser banhado.

26 de maio – Cerâmica São Luiz

27 de maio – Levina Gerolineto

9 de julho – Os Profiççionais

23 de junho – UGT

7 de julho – Casa das Artes

21 de julho 0 Cerâmica São Luiz

Horário: 20h