Abertura Festcom: Marcelo Toledo fala sobre jornalismo e reportagem

Leandro Isac

De um lado o tradicional jornal impresso, do outro, o jornalismo empreendedor. Assim começou o 13° Festcom, Festival da Comunicação Barão de Mauá, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, nesta terça-feira (17).

A abertura ficou por conta do jornalista Marcelo Toledo, correspondente da Folha de S. Paulo em Ribeirão Preto. Com 37 anos, é graduado em Jornalismo pela Universidade de Franca e pós-graduado em História, Língua Portuguesa e Gestão Pública. O jornalista está na Folha desde 1999, onde já foi repórter, pauteiro e editor-assistente.

Marcelo mostrou aos alunos uma série de reportagens especiais produzida por ele, entre elas na Venezuela e sobre os índios na região de Roraima. O palestrante também deu dicas sobre o que deve ou não ser publicado, e alertou os alunos sobre as fontes, que são os alicerces para qualquer matéria jornalística.

No final, o jornalista deu dicas para quem pretende seguir carreira. “É uma carreira difícil. A concorrência é muito grande, por vezes desleal. A ponto de pessoas e jornais publicarem notícias ruins e fracas. Esse é um desafio pra quem quer produzir alguma coisa de qualidade”. E completa, “mas é uma carreira muito boa, muito importante pra sociedade. É inconcebível pensar num país, numa cidade, num bairro onde não tenha jornalismo, que não tenha comunicação”. E, para os alunos, aconselha,  “invistam e estudem cada vez mais, porque é um caminho que vale a pena trilhar”.