VEM CA – Sem acessibilidade a arte não vive

Por Victória Merigue

Realizada no dia 5 de outubro, a live contou com uma gama de informações sobre acessibilidade e a apresentação do aplicativo VEM CA. Foram usados recursos de audiodescrição, legendas geradas automaticamente e uma intérprete da língua de sinais, que tornou a transmissão disponível a todos os públicos.

A abertura foi realizada por Cláudia Werneck, idealizadora do projeto Escola de Gente, que apresentou um pouco de sua trajetória como jornalista e de onde surgiu seu interesse em tornar de domínio popular assuntos que antes não haviam nem sequer livros ou pesquisas relacionadas ao público que possui deficiência. Seu primeiro livro foi “Muito prazer, eu existo”, que dispõe seus conhecimentos sobre a Síndrome de Down.

A seguir, na live tivemos a presença de Alan Thomas, explicando um pouco mais as funções do aplicativo VEM CA, que disponibiliza eventos com acessibilidade, contendo informações, valores, localizações sobre eventos culturais e artísticos na cidade onde a pessoa se encontra.

Gabriel Ligabue complementou as explicações do aplicativo e toda a proposta da Escola de Gente, que é transformar a acessibilidade em algo que está presente em todos os lugares, garantindo esse direito a toda a população que acaba sendo excluída de grande parte de acontecimentos sociais.

Acesse e confira a live na íntegra: