Museu da Imagem e do Som é reinaugurado em Ribeirão Preto

Por Jamiele Cavalcante

No dia 16 de dezembro de 2020, aconteceu a reinauguração do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto (MIS-RP), em sua nova sede. O equipamento cultural agora está localizado no imóvel tombado da antiga Casa de Câmara e Cadeia (Rua Cerqueira César, nº 371, Centro). Porém, antes de ser acomodado neste local, o museu passou por várias transferências, em diferentes administrações da cidade, nas últimas décadas.

A criação do órgão data de 13 de abril de 1978. Inicialmente, o seu acervo foi instalado em uma das salas do piso superior da Casa da Cultura, situada no Complexo Cultural do Morro do São Bento. Em 12 de outubro daquele mesmo ano, o MIS passou a ser denominado “José da Silva Bueno”.

Em 10 de dezembro de 1994, o acervo foi para uma casa alugada na rua São José n° 1859, adaptada para a ampliação e execução dos seus projetos musicológicos e culturais, realização de exposições de longa duração e temporárias, e atendimento ao pesquisador. No ano de 2005, a sede própria foi fechada e o acervo do MIS retornou para o prédio da Casa da Cultura, sendo reacomodado em algumas salas do piso superior, onde ficou até o ano de 2020.

Durante esse período de 15 anos, o MIS teve algumas atividades que visavam a salvaguarda do material, como oficinas de conservação, além de algumas exposições do acervo, uma exposição do Museu do Futebol, e uma exposição no Shopping Santa Úrsula sobre o período da Boca do Lixo do cinema brasileiro. Até então, as salas destinadas para o MIS não possuíam espaço suficiente e boa parte do seu acervo estava encaixotado.

Somente em julho de 2019, após análise da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública e da Secretária Municipal da Cultura e Turismo, foi definido que o prédio da antiga Câmara e Cadeia seria a nova sede do Museu da Imagem e do Som – José da Silva Bueno.

Hoje o MIS conta com uma variedade de objetos e documentação. Suas peças, em geral, pertencem à industrialização dos meios de comunicação no século 20, destacando-se equipamentos dos anos 1940 e 1950: fotos, documentos, fitas K7 e VHS, filmes, rádios, radiolas, gravadores, discos (vinil e acetato), vitrolas, máquinas fotográficas, projetores, válvulas transmissoras, microfones, filmadoras, televisores, documentários, depoimentos de história oral (suporte: VHS-c, VHS, Fita K7 e DVD).

Nova fase

A reabertura do MIS-RP em sua nova sede traz a exposição “O MIS-RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias”, composta de mostras como “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, com curadoria Belisa Figueiró e Milena Maganin, que resgata uma pequena parte do amplo patrimônio cinematográfico do MIS-RP, com enfoque no filme O último cangaceiro, dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971 (foto acima).

Os visitantes poderão também apreciar “Ensaio sobre o cinema”, mostra dos fotógrafos convidados Matheus Urenha e Maurício Froldi, que teve proposição de Nilton Campos, diretor do MARP. Este projeto traz a visão contemporânea para um tema tão emblemático como o cinema, apresentando duas fotografias e um vídeo inéditos.

O Projeto Barganha também faz parte da exposição com a apresentação no MIS-RP do vídeo do acervo do MARP “Para Ingmar Bergman, com amor”, da artista Mariana Teixeira. Esta iniciativa tem como objetivo o intercâmbio dos acervos, por meio de uma parceria entre os dois museus, ativando seus acervos e consequentemente suas exposições, divulgando e valorizando o patrimônio municipal.

Durante a pandemia, as visitas estavam sendo realizadas com agendamento. Porém, agora na fase emergencial na qual o Estado se encontra, a visitação está temporariamente suspensa.

O MIS conta ainda com o trabalho de duas pesquisas de Iniciação Científica realizadas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, que tiveram início no mês de fevereiro de 2021. Além disso, está em andamento o trabalho voluntário do músico e pesquisador Alexandre Gonçalves Peres, que separou todas as partituras musicais por gênero e realiza uma pesquisa no acervo de discos do MIS-RP.

Renato Caetano, chefe do órgão, conta que haverá uma programação especial em comemoração aos 43 anos do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto, com encontros online durante todo o mês de abril. O primeiro encontro será do dia 3 de abril, às 19h. A live trará o tema “43 anos de narrativas sobre Música, Ideologia e Sentimento”.

As atividades estarão disponíveis na página oficial do MIS no Facebook: https://www.facebook.com/misjosedasilvabueno