Discurso de ódio é o tema da nossa primeira live de 2021


Por Rafael Rabello

Nesta sexta-feira, dia 23 de abril, às 20h, o Centro Universitário Barão de Mauá realizará uma live sobre ‘’Discurso de ódio’’ com os docentes Nathan Castelo Branco de Carvalho, professor e doutor em Direito, e o professor e doutor em Sociologia Wlaumir Souza. A transmissão será mediada pelo aluno Welton Garcia, estudante do 1º semestre do curso de Jornalismo.

O objetivo é trazer uma reflexão sobre o assunto e como ele vem se intensificando cada vez mais nos dias de hoje, principalmente por conta da internet. Entre os tópicos do debate, estão as motivações das pessoas para praticar esses atos, os processos jurídicos envolvendo tais discursos e quais crimes podem ser configurados nesses casos.

Os convidados também vão discutir as características básicas, as raízes históricas e de que forma as pessoas confundem a liberdade de expressão com o discurso de ódio, praticando essa conduta rotineiramente, tanto no ambiente virtual quanto no presencial.

Além disso, os debatedores devem analisar a pandemia e o aumento drástico dos ataques contra os asiáticos por conta do vírus da Covid 19, bem como as plataformas que utilizam ferramentas para bloquear e reduzir esses ataques diariamente. Outro assunto em pauta será os limites do humor frente à liberdade de expressão e quando isso se torna uma ofensa ao coletivo.

A live acontecerá no canal do Centro Universitário Barão de Mauá no YouTube. Acesse e assista: https://www.youtube.com/watch?v=20AKT1aM2q0