Jornalismo e Direito: os desafios da comunicação na cobertura jurídica

Texto: Layne G. dos Santos Maurício

Na próxima terça-feira, dia 29 de setembro às 19h30, o curso de Jornalismo apresentará a live “Jornalismo e Direito: os desafios da comunicação na cobertura jurídica” com o jornalista João Carlos Borda, e com o Promotor de Justiça aposentado, Marcelo Goulart. A live terá como objetivo fazer uma análise da cobertura jornalística no mundo jurídico.

João Carlos Borda é formado em Ciências Sociais, Jornalismo e agora também é estudante de Direito. Palestrante na área de crime organizado e escritor, tem dois livros publicados sobre ações criminosas na devastação da Amazônia, e sobre a pandemia do novo Coronavírus. Como repórter especial, fez reportagens para os principais jornais da Rede Globo: Bom dia Brasil, Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter.

Marcelo Gular é Promotor de Justiça, aposentado do Ministério Público de São Paulo, Presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos em Ministério Público, Direito e Democracia. Escreveu o livro “Elementos para uma teoria geral do Ministério Público” publicado, em segunda edição pela editora D’Plácido, em 2019, na Coleção Ministério Público Resolutivo.

Além disso, Marcelo também foi Coordenador de Pesquisa na Escola Nacional do Ministério Público (2017-2020). Foi membro colaborador da Corregedoria Nacional do Ministério Público (2016-2017). Atuou como Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (2012-2013) e como Coordenador do Núcleo de Politicas Publicas do Ministério Público.

Mediação: Álvaro Momenso, estudante do 6° semestre do curso de Jornalismo e Jose Antonio Bonato, professor de Jornalismo da Barão de Mauá.