Jornal da Barão muda para o formato berliner

Por Guilherme Nali

O Jornal da Barão agora está em formato germânico. Um modelo atual, mais fácil de manusear, ler e carregar. E o melhor: distribuído de graça para a comunidade. O produto é resultado do trabalho dos estudantes das 4ª e 5ª etapas do curso de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto (SP), nas disciplinas Projeto Gráfico e Jornal Impresso.

Durante a pandemia da Covid-19, a instituição adotou o modelo tipo revista, como forma de garantir que os alunos tivessem as reportagens, desenvolvidas em laboratório ao longo do semestre, publicadas.

Após o período de isolamento social, professores e coordenação fizeram um estudo sobre a tendência do mercado mundial e modernizaram o projeto gráfico.

O estilo germânico, ou berliner, também foi adotado em 2021 pelo Estadão, depois de uma pesquisa que apontava preferência de 89% dos leitores ao formato, em comparação ao modelo standard.

Visualmente, as cores do jornal que fazem referência ao padrão da comunicação da Barão de Mauá e o logotipo não tiveram alteração. Mas o tamanho atualizado permitiu diversidade de pautas, fotos e volume de informação.

A linha editorial do jornal é focada na prestação do serviço, notícias de interesse público, histórias humanas e construção de debates sobre os problemas da cidade. Nosso foco está na apuração, detalhamento e contextualização dos fatos.

O número de páginas é definido de acordo com o tamanho da equipe, ou seja, número de alunos. Todas as editorias, exceto política partidária, estão em um único caderno. Além de reportagens tradicionais, os alunos escrevem artigos, editorial e entrevistas pingue-pongue.

No primeiro semestre de 2023, uma parceria estabelecida com a Gráfica São Francisco possibilitou que o projeto extrapolasse os muros universitários e ganhasse as ruas da cidade. Mil exemplares foram impressos e distribuídos de forma gratuita em bairros e pontos de grande circulação de pessoas, como calçadão e terminais de ônibus.

O objetivo agora é ampliar a tiragem e solidificar o jornal laboratório como veículo de comunicação de massa, aproximando cada vez mais o Centro Universitário Barão de Mauá da comunidade.