Inscrições para o PIC já estão abertas e oferecem vagas para os cursos de Comunicação

Os interessados devem se inscrever no Portal do aluno

Reportagem: Layne Mauricio

O Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Barão de Mauá, abriu as inscrições para os projetos de 2021 nesta segunda-feira, dia 26 de outubro. As vagas para os cursos de Comunicação incluem alunos de Jornalismo, Publicidade e Produção Audiovisual agrupadas em quatro propostas diferentes, sendo duas delas inéditas. As inscrições se encerram no dia 8 de novembro e podem ser realizadas no Portal do aluno. Os alunos concorrem a bolsas, e a pesquisa tem a duração de um ano.

Audiovisual

Pela primeira vez, os alunos do curso de Produção Audiovisual poderão participar do PIC com o projeto “Pesquisas científicas no MIS-RP: Estudo exploratório sobre as possibilidades a partir do acervo cinematográfico e audiovisual”, com orientação da professora Belisa Figueiró. A proposta é fazer um levantamento detalhado das peças, obras e equipamentos históricos do Museu de Imagem e do Som de Ribeirão Preto, analisando a potencialidade de novas pesquisas acadêmicas no campo do cinema e do audiovisual. Tem como objetivo engajar os alunos na descoberta de uma nova atuação profissional dentro da área da preservação histórica. O projeto conta com 2 vagas.

Jornalismo

Sob responsabilidade da professora Gabriella Zauith, está o projeto “Jornalismo e sociedade da informação: análise da prática jornalística em meio à convergência de mídias” terá continuidade. O principal objetivo desse projeto é analisar até que ponto o processo de convergência dos mídia implica em adequações de competência para o exercício da profissão de jornalismo. O estudo propõe também trabalhar temáticas como: formas de produção jornalística, tecnologias utilizadas e formatos multimídia utilizados em cada área especializada do Jornalismo online. O projeto conta com 1 vaga para alunos de Jornalismo.

Educomunicação

Outro projeto inédito para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda é o “Educomunicação: práticas educativas e análise crítica da comunicação.” A orientação será das professoras Carmen Silvia Porto Brunialti Justo e Gabriella Zauith. A educomunicação trabalha com a pedagogia de projetos e a atuação na mídia, amplia a capacidade de expressão dos alunos, desenvolve o espírito critico de usuário de meios de comunicação, além de fortalecer os ecossistemas educomunicativos. O projeto tem como objetivo principal apresentar temáticas da educomunicação nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, e desenvolver práticas de educomunicação no ensino formal e não-formal. Estão disponíveis duas vagas para os alunos de Publicidade e Propaganda e duas para os alunos de Jornalismo.

Diversidade

O projeto “Diversidade na sociedade midiatizada: construção e desconstrução da narrativa” continua para os cursos de para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, e conta com a orientação dos professores Wlaumir Donizete de Souza, com uma vaga, e Marilda Franco de Moura, com duas vagas para cada curso. O objetivo deste projeto é investigar como as chamadas “minorias” se colocam, se identificam e se inserem no complexo fluxo comunicativo que busca se impor sob o olhar e o discurso hegemônico, mesmo com o advento das redes virtuais.