Ex-aluna recebe bolsa de estudos Erasmus Mundus para mestrado

Reportagem: Nathalia Bovi

Giovana Faria, formada em Jornalismo pela Barão, irá estudar um ano na Aarhus Universitet, na Dinamarca, e outro na Charles University, em Praga.

A ex-aluna do curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá Giovana Faria recebeu uma bolsa de estudos Erasmus Mundus para cursar um mestrado na Europa.

Com o tema “Jornalismo, Mídia e Globalização”, a estudante irá ficar fora do Brasil por dois anos, sendo o primeiro concluído na Aarhus Universitet, na Dinamarca, e o segundo ano na Charles University, em Praga, na República Tcheca. 

“Para o segundo ano eu escolhi a especialização em Totalitarismo e Transição porque, além do tópico ser muito importante para o atual cenário político de muitos países – incluindo o Brasil –, eu também gostei muito da abordagem prática que eles oferecem, com matérias que focam em jornalismo audiovisual, correspondência internacional, etc”, explica. 

Para realizar o seu sonho, Giovana conta que nunca deixou de ser persistente, principalmente quando a primeira tentativa para a bolsa não deu certo. 

“Sempre revirei a internet do avesso em busca de novas oportunidades. Eu descobri o mestrado nessas minhas buscas malucas. Fui selecionada para ele no ano passado, mas sem a bolsa de estudo não consegui vir. Este ano, deu certo”, comenta.

Graduação

Para Giovana, estudar na Barão de Mauá foi fundamental para alcançar todos os seus objetivos. Ela afirma ainda que as aulas práticas a ajudaram a desenvolver todas as atividades propostas com eficiência no exterior.

“Um dos muitos exemplos que posso dar foi durante nosso assignment de Jornalismo Mobile, onde tínhamos que produzir um pequeno vídeo de um dia para o outro, fazer narrações, editar e legendar. Eu, obviamente, fiz de olhos fechados, mas os meus colegas tiveram muita dificuldade por terem tido um currículo 100% teórico em seus bacharelados”, ressalta.

Para a docente do curso de Jornalismo Gabriella Zauith, desde o início da graduação, a estudante se destacou pelo empenho.  

“Estamos muito felizes por sua conquista e pela oportunidade de colaborar com a produção de conhecimento em jornalismo, principalmente em um momento em que ele se torna ainda mais importante para sociedade e para a democracia”, afirma.

Experiência

Desde o início da graduação, Giovana abraça todas as oportunidades que a Barão oferece aos estudantes. 

Em 2016, ela apresentou o seu Projeto de Iniciação Científica (PIC), sob orientação da professora Gabriella Zauith, no X Encontro de Iniciação Científica (ENIC), organizado pela Barão. O trabalho ficou entre os 10 melhores da instituição.

Dois anos depois, no seu último período da graduação, Giovana participou do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom), em Belo Horizonte, onde apresentou a continuação dos estudos da Iniciação Científica. 

Também no mesmo ano, a estudante foi premiada com uma bolsa completa para participar da conferência Future News Worldwide em Edimburgo, na Escócia.

Além disso, Giovana também conquistou uma bolsa, por meio da Comissão de Relações Internacionais da Barão de Mauá (CoRi), durante a graduação para realizar um intercâmbio na Universidade do Porto, localizada em Portugal. 

Fonte:

https://www.baraodemaua.br/noticias/ex-aluna-recebe-bolsa-de-estudos-erasmus-mundus-para-mestrado?fbclid=IwAR1NyEpQcphCa7WpHUwTkIZAwwIfstHd6kkz27Yo5V5QeDbvx0sH4Ouo6tk