A arte como ferramenta de superação

Reportagem: Jamiele Cavalcante

Alunos do segundo semestre de Publicidade e Propaganda estudam o realismo americano na disciplina História da Arte e fazem uma releitura das obras de Edward Hopper, orientados pelo professor Quico Soares.

Edward Hopper foi um pintor, artista gráfico e ilustrador norte-americano conhecido por suas misteriosas pinturas de representações realistas da solidão na contemporaneidade, muito atual em relação aos dias de hoje.

As obras de Hopper buscavam uma compreensão subjetiva do homem e de seus problemas. O tema das pinturas de Hopper são as paisagens urbanas, porém, desertas, melancólicas e iluminadas por uma luz estranha. Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece ser dominada por um silêncio perturbador.

“Um dos expoentes é Edward Hopper. Suas obras são únicas e quase que antecipam o que estamos vivendo hoje. Isolamento, solidão, solitude e distanciamento social. Percebendo isto pedi aos alunos que após a aula fizessem uma releitura de acordo com cada realidade da obra dele. O resultado foi além do esperado. Ótimos trabalhos que refletem o atual momento baseado neste grande artista não muito conhecido”, afirmou o professor Quico.