O talento e a dedicação das alunas do curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá ganharam reconhecimento estadual. No dia 2 de outubro, Carolina Castro, Amanda Haikal, Beatriz Jacomini e Julia Valeri conquistaram o 3º lugar na categoria Jornalismo Universitário da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
As estudantes concorreram ao prêmio ao lado de duas grandes faculdades da capital, com a reportagem “Apicultura cresce na região metropolitana de Ribeirão Preto”, produzida na disciplina de Telejornalismo, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Belisa Figueiró. O trabalho destacou o crescimento de startups e de pequenos empreendedores que utilizam as abelhas como fonte de renda.
Para a professora Belisa, a reportagem das alunas trouxe um novo olhar sobre o agronegócio, mostrando que a tecnologia pode ser uma aliada fundamental no desenvolvimento da região.
“Além de entrevistas com agentes estratégicos do setor, elas conseguiram transpor essas informações para a linguagem do telejornalismo, produzindo uma narrativa envolvente e com imagens que enchem os olhos. Um trabalho de excelência, sem dúvida”, assegura.
Criado pelo Sebrae, o prêmio reconhece as melhores reportagens sobre empreendedorismo produzidas em todo o país. O grupo das estudantes recebeu o prêmio no auditório do Sebrae, em São Paulo, acompanhado pelo professor Lucas Zanetti, que representou Belisa Figueiró.
Depoimentos das estudantes
A aluna Beatriz Jacomini conta que a cerimônia de premiação foi realmente impressionante. “Só se entende a magnitude do prêmio estando lá, vendo tantos jornalistas sendo reconhecidos, e então chega a nossa vez de subir ao palco. Conversando depois com os presentes, percebi o quanto nosso trabalho foi longe, especialmente por sermos o único centro universitário do interior representado”, relata.
Carolina Castro relembra o processo de inscrição no concurso. “Enquanto pesquisava premiações da área, percebi que a reportagem que havíamos produzido no ano passado se encaixava perfeitamente no tema proposto pelo Sebrae. Foram três dias intensos de gravação e vários outros de roteiro e edição. Ver nosso trabalho reconhecido em uma premiação de alcance estadual foi emocionante e gratificante, principalmente por estarmos concorrendo com grandes faculdades da capital”, afirma.
Julia Valeri também fala sobre a importância do prêmio. “Essa vitória é resultado de empenho e horas de dedicação, seja indo atrás de dados, de boas fontes, e depois apurando, checando e editando. Então mais do que o reconhecimento, o prêmio mostra que estamos no caminho certo”, comenta.
Na opinião da estudante Amanda Haikal, a conquista mostra que o jornalismo regional tem grande potencial e que o que acontece no interior também merece destaque em esferas maiores. Ela reforça a importância da colaboração da equipe. “Trabalhando juntas, unimos ideias, dividimos responsabilidades e fortalecemos a reportagem. Essa união foi, sem dúvida, uma das chaves para alcançarmos esse reconhecimento”, observa.
Palavras da coordenação
Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Carmen Justo, a vitória das alunas é um exemplo de como o talento e a dedicação dos estudantes da Barão conectam teoria e prática acadêmica ao universo do empreendedorismo, da inovação, da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. “Esta é mais uma grande conquista do curso, resultado da qualidade do nosso trabalho, que se consolida cada vez mais como uma escola premiada”, finaliza.
