Estágio de Jornalismo traz oportunidade na área jurídica

Especial Estágios de Jornalismo traz reportagens e oportunidades na área

Texto: Leandro Isac

Com o passar dos anos, o profissional de comunicação se tornou indispensável para a área jurídica. O jornalismo jurídico cuida de assuntos legislativos, judiciais e também serve para assessorar profissionais em escritórios de advocacia. Nesta área, o jornalismo, além de se basear em fatos, leva em conta pontos de vista de setores públicos e privados. E tem sido uma oportunidade para estágio de jornalistas.

Questões jurídicas, temas trabalhistas e segurança pública são temas cada vez mais presentes. O jornalismo percebeu a importância de tratar desses assuntos com a criação de setores específicos e editorias de pautas jurídicas presentes na imprensa. Assim como a produção de cadernos especiais em veículos de comunicação. A Folha de S.Paulo recentemente lançou o chamado FolhaJus, newsletter semanal que traz análises sobre a área, entrevistas e artigos, dados e infográficos e dicas de profissionais conceituados sobre questões jurídicas.

Existem hoje grandes sites na área Jurídica, que dispõe de informações voltadas para um público profissional que precisa tomar decisões estratégicas e também se informar sobre o que acontece em tribunais e o dia a dia do País. Dentre eles, Migalhas, Jota e o Consultor Jurídico (Conjur).

Com sede em Ribeirão Preto, interior de SP, o site Migalhas foi fundado no ano 2000. A empresa é um portal de notícias jurídicas, políticas e econômicas e sua marca registrada é um informativo diário e gratuito enviado por e-mail para mais de 600 mil leitores. Atualmente, o Migalhas atua em diferentes negócios: Correspondentes, Livraria, TV, Eventos, além de ter um amplo espaço nas redes sociais.

Estágio

É nesse campo que o estagiário de Jornalismo encontrou o seu espaço e está conquistando seu lugar no mercado. Uma oportunidade de aprender novas habilidades, uma vez que é inserido em todos os eventos da empresa e consegue vivenciar a cultura da organização.

A jornalista Ariane Messias é a responsável pela contratação dos estagiários na empresa e contou que, para admitir os jovens, ela visita faculdades e analisa os currículos com bastante precisão para conhecer melhor os candidatos.

“A entrevista com esses alunos é extremamente importante para conhecer um pouco mais do candidato e entender quais são as suas expectativas. Os selecionados são convocados e inicia-se o chamado programa de Trainee Migalhas (período de experiência) e a partir daí os estagiários são acompanhados por mentores e participam de um rodízio de funções”.

Na empresa, os estagiários ficam na redação e ali vivem o dia a dia da empresa. Eles passam pela ronda de jornais, produção de páginas de eventos e sorteios, colocação de artigos, elaboram notas, além de atuarem em outras áreas de apoio, como a Livraria Migalhas.

As estagiárias da Barão de Mauá no Migalhas, Tasnim Khaled, 21, e Natalia Moraes, 21, contam que trabalhar com o jornalismo jurídico foi extremamente satisfatório, pois tiveram a chance de conhecer algo novo e acabaram se identificando com a rotina.

“Quando eu entrei eu estava ansiosa, porque era meu primeiro emprego na área e era um veículo que tratava de assuntos que eram fora do que eu costumo gostar ou entender. Mas, depois fui entendendo como eram os processos e, posso dizer que estou aprendendo bastante estagiando na empresa”, afirma Tasnim.

Já Natalia contou que foi para o estágio com muitas expectativas, pois era seu primeiro emprego e disse que também estava muito receosa, pois não sabia ao certo do que se tratava o jornalismo jurídico.

“Estava apreensiva a princípio, mas eu acho que toda experiência é válida e está sendo muito importante para mim. É uma área que eu estou gostando de conhecer e de tentar entender como funcionam algumas coisas nesse meio. Inclusive, hoje já penso que, futuramente, possa seguir minha carreira nesta área”, contou Natalia.

A imagem pode conter: Tasnim Khaled, sentado, tela, escritório e área interna