Passeios ciclísticos transformando vidas

P_20180523_212233_vHDR_Auto

Por Gustavo Ricci

Ricardo Augusto Benzoni tem hoje 45 anos, é artesão e ama ciclismo. Começou a pedalar desde pequeno e praticou durante toda a sua infância. Aos 19 anos comprou seu primeiro carro, na mesma época que vendeu sua bicicleta. Quando fez 40 anos, houve a necessidade de praticar atividade física, e ele optou por voltar a pedalar. Comprou uma bicicleta simples e começou a participar de grupos de pedais em Ribeirão Preto.

Assim, foi criando novos amigos, e começou a praticar pedais independentes durante a semana à noite e aos finais de semana. Criou um grupo chamado Perdidos na Noite que pedala pelos canaviais da cidade no período noturno. “Sempre organizo e sou convidado por outros grupos para ajudar e proporcionar um pedal seguro e agradável. Estou à frente na organização do pedal da Decathlon, um dos maiores grupos da cidade”, ele conta.

Grupos de pedal

Qualquer pessoa pode participar de um grupo de pedal, desde que esteja bem de saúde. O esporte requer um esforço maior, portanto, uma pessoa sem um mínimo de preparo pode se cansar rapidamente. “Aconselhamos os iniciantes a pedalar no domingo pela Ciclo Faixa para ganhar um pouco de resistência e ver se realmente é aquilo que ele quer”, recomenda Ricardo.

P_20180523_212136_vHDR_Auto

Existem diferentes grupos de acordo com tipo bicicleta e nível de cada um, podendo escolher o que melhor agrada a Speed. Elas são bicicletas mais leves que outros tipos. Rápidas, andam somente no asfalto. Já a mountain bike, como o próprio nome diz, são bicicletas para montanha e vão bem em todo tipo de terreno, ou seja, asfalto ou terra.

Os benefícios do ciclismo

Hoje, com o crescimento da procura e prática de esportes na cidade, vários grupos foram criados, com características e níveis de resistência diferentes. Os benefícios em andar de bicicleta são inúmeros: saúde, diversão, novas amizades, entre muitos outros.

Recomendações

Para passeios longos é recomendado beber bastante água para garantir uma boa hidratação, consumir alimentos leves como maçã, bananas e até mesmo lanches com recheios leves para uma reposição de carboidrato.

É necessário acompanhamento médico, além de cuidados simples, como: boa alimentação antes de pedalar, kits básicos de segurança, equipamentos como: capacete, luvas, óculos e sinalização com luzes traseiras e dianteiras, roupas leves e de fácil visão para os carros. Um detalhe importante: “roupas pretas jamais”.

A meta a ser batida anualmente em relação a distância percorrida vai de cada grupo pois, muitas pessoas pedalam para aliviar o estresse do trabalho e sair da rotina. A distância em média percorrida nos passeios varia muito de acordo com o grupo. Porém, falando em distância pode até assustar, mas não é tão longe assim. Os trajetos partem dos 25km dos grupos iniciantes e podem chegar até 500 km, para os mais avançados.