Encerramento Festcom traz bate-papo com produtoras audiovisuais

Júlia Nascimento Tornai

Na sexta-feira, 8 de outubro, último dia do 17° Festival de Comunicação (FESTCOM), o Centro Universitário Barão de Mauá recebeu três grandes Produtoras de Audiovisual de Ribeirão Preto e seus respectivos representantes para um bate-papo sobre o mercado de trabalho, com mediação do professor Gustavo Russo (Jon).

Fred Nutti relembra o início de sua vida profissional, o desenvolvimento de sua própria produtora ‘’Atômica Filmes’’, nos anos 2000, e os diversos projetos já realizados. Em seguida, Daniel Makino, sócio e diretor de cena da Lumme Studio, também relatou sobre a época de sua faculdade e o momento em que começou a atuar na área audiovisual. Tato Siani falou da sua experiência e enfatiza que sua paixão por animação e pelo grafite como manifestação da arte, foi o que o fizeram crescer como profissional e, então, criar sua própria produtora, a Kauzare Filmes. Destaque para o trailer de um de seus grandes sucessos ‘’Mal Nosso’’.

Também entrou em pauta a produção durante a pandemia e o modo com que ela facilitou o acesso à plataformas digitais e o trabalho das produtoras, justamente pelas reuniões entre diferentes áreas geográficas. Ao final, discutiram sobre a dificuldade de produção no Brasil, visto que o audiovisual é uma área desvalorizada, e não tem grande investimento por partes governamentais.