Live apresenta as primeiras pesquisas científicas do curso de Produção Audiovisual

Por Felipe Filipin

No dia 7 de outubro, durante o 17° Festival de Comunicação (FestCom), o curso de Produção Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá realizou um bate-papo com Amanda Ialamov e Sofia Siqueira, alunas do 4° período que apresentaram as suas pesquisas de Iniciação Científica que estão sendo desenvolvidas dentro do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto (MIS-RP). O encontro também contou com a participação de Simara Cauchick, coordenadora do acervo do museu, e foi mediado pela professora e orientadora das estudantes, Belisa Figueiró.

Sofia abriu a live comentando sobre a importância dessa experiência no MIS-RP e a oportunidade de começar a fazer o PIC dentro do acervo. Para ela, esse trabalho proporciona um vasto conhecimento teórico, complementando as disciplinas práticas do curso. Nesse sentido, Amanda enfatizou a ajuda de Simara no processo inicial de reconhecimento das peças, documentos e objetos encontrados no acervo, e o cuidado necessário no seu manejo.

Nas etapas iniciais, Sofia relatou o processo de catalogação do material, quando foram encontradas várias revistas de época, como a Filme Cultura, com vários conteúdos históricos, assim como fotografias e outros objetos. Em seguida, ela explicou que a sua pesquisa trata da obra do produtor, diretor e ator David Cardoso, ícone da Pornochanchada. Desse material, a estudante encontrou vários stills dos filmes, recortes de revistas e jornais, além de uma quantidade enorme de material antigo. Sofia também contou detalhes sobre a entrevista que realizou com Cardoso recentemente.

Na sequência, foi a vez de Amanda descrever a pesquisa que está realizando sobre o filme O Último Cangaceiro, que foi dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971. O longa-metragem é o seu estudo de caso dentro de uma pesquisa mais extensa a respeito do cangaço no cinema brasileiro. Em um determinado momento, ela citou que a obra estava na lista da Cinemateca Brasileira para ser restaurada, mas que por enquanto não há notícias se isso de fato já aconteceu.

Acesse e confira a live na íntegra: