Docente da Barão de Mauá lança livro sobre criatividade

Reportagem: Álvaro Momenso

O professor do curso de Publicidade e Propaganda da Barão de Mauá, Raul Otuzi lançou recentemente o livro: “E se você fosse Deus, o q criaria?”. O livro é o terceiro de sua autoria e o primeiro de não-ficção. O livro, segundo Otuzi, é um “manual simples e prático para ajudar a desenvolver a criatividade e o espírito inovador.”

A obra é dividida em duas partes, na primeira, o autor fala sobre os fundamentos, citando livros, autores, citações sobre o tema central e também traz conceitos sobre design thinking, biomimética, storytelling, neurociência e diversos outros conceitos.

Na segunda parte o livro mostra como funciona o método “TRÊS AB de Aprendizagem”, desenvolvida por Raul na Escola Absurda, fundada por ele. O método TRÊS AB consiste em três conceitos básicos: absorver, abdicar e absurdar. Que são aprofundados no livro.

Para o professor, o público-alvo do livro são as pessoas que sentem a necessidade de exercitar sua criatividade no dia a dia, nos mais diversos cenários, seja na vida pessoal, e também no campo profissional. Seguindo o método “TRÊS AB”, a pessoa conseguirá aumentar sua confiança criativa.

O título “E se você fosse Deus, o q criaria?” é derivado de um exercício que o próprio Raul Otuzi produz com os seus alunos nas primeiras aulas do curso, para ele, este título promove aos alunos uma liberdade para pensar e criar o que quiserem, como se tivessem o poder de um ser divino. “É um gatilho positivo para abrir o nosso espírito inovador.”

Além de ser o seu primeiro livro de não-ficção, “E se você fosse Deus, o q criaria?” é também o seu primeiro na área de educação. Raul é também é autor dos livros “Tristes Finais Para Começos Infelizes”, sobre contos; “Cenas de um Casal Publicitário: ou Qualquer Outro nas Galáxias”, um romance e também do livro “Os Seis Inseparáveis”, mais um romance produzido com mais cinco autores.

De acordo com Otuzi, “O público pode esperar inspiração, conteúdo, provocações, reflexões e perguntas para desbloquear a criatividade.” O professor pensa ainda em uma segunda edição da obra, pois, para ele, “a melhoria contínua faz parte de quem se propõe a criar e inovar.”

O livro “E se você fosse Deus, o q criaria?” pode ser encontrado, por enquanto, aqui!