Assessoria em tempos de pandemia é tema de live no 17º FestCom

Por Rafael Rabello

No penúltimo dia do 17º Festival de Comunicação (FestCom), o curso de Jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá realizou um bate-papo com a assessora e editora responsável pela Rádio e Jornal no Campus da USP local, Rosemeire Talamone.

De início, Talamone contou um pouco sobre sua trajetória dentro da USP, por onde começou e suas experiências nos 25 anos em que atua na instituição, abordando também a implementação da assessoria de imprensa na universidade. Ela também lembrou as dificuldades e os avanços na criação da Rádio USP.

Em algumas falas, a jornalista destacou a importância dos  assessores de imprensa e seus desafios diários. ‘’Além de você conhecer muito bem o local em que você trabalha, para poder falar sobre ele, todo bom assessor de imprensa tem que ser um gestor de crise. Saber trabalhar tanto para levar boas notícias quanto para conter uma crise’’.

Ela acredita que os espaços das notícias reais foram ocupados por fake news, e que hoje as pessoas se importam mais em dar a notícia em primeira mão do que checar as informações antes de publicá-las, negligenciando as próprias instituições, pesquisadores, ou mesmo os jornalistas.

A live proporcionou uma grande oportunidade de conhecimento, especialmente sobre a área de assessoria de imprensa no âmbito do jornalismo científico. Nesse sentido, a convidada reforçou a importância da checagem de todos os fatos antes de sair publicando e comentando qualquer notícia nas redes sociais, e como isso pode influenciar a decisão de uma pessoa ou de um país inteiro.  

Acesse e assista a palestra completa: