A trilha sonora de um vencedor

Ao soar de cada nota em seu Violão, João Batista dos Santos, 46, deixa demarcada a sua história de luta e superação. Transforma a melodia na trilha sonora da sua vida.

Luana Marcelino

 

Aprendeu a tocar quando tinha 12 anos. Criou vários planos em seu coração. Na sua inocência viajou pela imaginação, seu sonho era ser famoso.

Porém tudo mudou na juventude quando tinha 23 anos, começou a ter crises de esquizofrenia. A partir daí iniciou um tratamento difícil e inesquecível para sua vida.

Pois os efeitos colaterais foram tão agressivos que o provocou uma doença rara, chamada discinesia tardia. Seus dias nunca mais seriam os mesmos.

Entre repuxamentos, tiques, enfraquecimento de seus nervos e coordenação motora algo lhe motivava além de sua fé, o amor pela música. Ela lhe trazia forças.

Seu maior prazer atualmente é tocar para os amigos em festas, no Caps (Centro de Atenção Social Psicossocial) e no Centro de Convivência do Idoso.

Ele vive sozinho. Mora em Guaíra, uma cidadezinha do interior de São Paulo. Tem uma vida simples. Sobrevive com um auxílio do governo no valor de um salário mínimo.

Seus dias se baseiam em participar de oficinas no Caps, onde faz tratamentos psicológicos. Lá ele se diverte desenhando, tocando e confessa fazer arte.

“Todo mundo que desenha é um arteiro, levo meu violão e toco minhas modas. ”