Último dia de palestras ABAG: Baldan e Citrosuco

Priscilla Figueiredo*

Nesta sexta-feira, 11, estudantes de jornalismo participaram do terceiro e último dia de palestras em empresas e indústrias ligadas ao agronegócio em Matão (SP), organizadas pela ABAG RP (Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto).

A primeira visita do dia aconteceu na Baldan Implementos Agrícolas. Os alunos puderam compreender e desmistificar a ideia de que “agricultura é só enxada”. A tecnologia do agronegócio está mais desenvolvida do que muitos outros setores comerciais, com processos de fabricação mais modernos e rápidos.

Na segunda visita conheceram a Citrosuco, uma das maiores empresas mundiais de suco de laranja. São recebidos na fábrica entre 700 e 1.000 caminhões de laranja por dia.

“Consegui ter uma visão melhor da agropecuária e da sua importância para a economia nacional, uma vez que o Brasil é um dos maiores exportadores de implementos agrícolas e suco de laranja”, disse Emily Cardoso de 19 anos, estudante de jornalismo.

Emily está concorrendo ao 10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, na categoria Jovem Talento, juntamente com Leonardo Zacaroni, Paola Vantini, Germano Neto e Desirée Nascimento. Em três dias conheceram a indústria de máquinas agrícolas, a cadeia produtiva sucroenergética, da cerveja, e das culturas do café e laranja, nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Serrana e Matão.

*Estudante de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá, também concorre ao prêmio e fez a cobertura das palestras da ABAG RP.

(Fotos: divulgação)