Semana Integrada traz atrações simultâneas para todos os cursos da unidade Independência

Na semana do dia 4 a 8 de outubro aconteceu a 18ª edição da FestCom na Unidade Independência, Comunicação e Negócios da Barão de Mauá. A semana foi marcada por palestras e atividades imersivas no mundo da comunicação. A Feira de Marketing foi a protagonista da semana.


No primeiro dia, compondo a Semana Integrada da Comunicação, Negócios e Tecnologias, o jornalista e professor Guilherme Nali mediou um bate-papo entre dois grandes nomes do jornalismo esportivo da nossa região, João Fragiolo – editor do globo esporte Ribeirão e o jornalista e narrador Helton Pimenta. Enquanto isso, ocorria a Feira de Marketing realizada pelos alunos de Publicidade e Propaganda e Gestão Financeira, com o tema “Brasilidades”. A feira trouxe estandes em 10 temas diferentes: folclore, Amazônia, artefatos, games, bebidas, comidas típicas, jogos digitais, esportes, festas junina, entrevistas e Ambev. Além disso, os estandes contaram com brindes, imersões culturais, palestras e até sorteios ao final do evento.


Já no segundo dia da semana, duas palestras ocorreram sob mediação da professora Gabriela Zauith: a palestra com a jornalista ex-aluna da Barão, Priscila Figueiredo – sobre audiodescrição para vídeos aos alunos; Werlon César, repórter e produtor da EPTV palestrou sobre Produção e Reportagem.
No terceiro dia, a Barão recebeu o empreendedor, publicitário e diretor da Venture Builder na Algar Telecom Venture Builder Marco Aurélio Chaves, que palestrou aos alunos temas importantes no mundo corporativo, como a inovação, dados e metodologias.


Na quinta-feira, penúltimo dia, houve oficinas remotas e presenciais, como a oficina de grafite com o palestrante Danilo, ex-aluno da de Design Gráfico da Barão de Mauá, em que convidou o professor Quico Soares para realizar a atividade. Os dois contaram um pouco sobre a história de arte na rua e em seguida esboçaram alguns desenhos, passando a vez para os alunos. Para o pessoal de jornal, teve a oficina sobre Introdução ao Jornalismo de Dados, ministrada por Cristiano Pavini, onde ele explicou de que forma discursos e mensagens podem trazer dados importantes para o jornalista aprofundar a sua apuração.

Na oficina Retrato, Moda e Publicidade, o fotógrafo Matheus Urenha trouxe a arte de Albert Watson para instigar os participantes. A proposta era buscar folhas e galhos para compor a imagem de uma modelo convidada, a qual também deveria ser maquiada pelos alunos. Depois disso, ela foi fotografada no estúdio, com a orientação de Urenha, indicando as melhores câmeras e poses.


O último dia de FESTCOM, contou com a palestra de encerramento da EY Consultoria. O encontro foi mediado pelas gerentes Roberta Ezar e Janaina Bara. A palestra foi acompanhada do Programa de Trainees em diversas áreas. Além do evento presencial, aconteceu a oficina on-line SPcine e São Paulo Film Commission. A EY é uma das maiores empresas de consultoria do mundo. A empresa possui uma filial em Ribeirão Preto, em que eles oferecem um plano de carreira definido e acelerado, um ambiente dinâmico e multicultural, amplo aprendizado, rápido crescimento e plano de desenvolvimento. O Programa de Trainee é um dos diferenciais da empresa. No programa, eles aceitam alunos com dois anos de graduação e, também, já formados. Para ser um Trainee na EY, os participantes passam por um processo seletivo com 5 etapas, desde as inscrições, dinâmicas em grupo, entrevistas, entre outros processos.


Texto: Giulia Gasparini e Lívia Louzada