Docente tem documentário selecionado

O curta foi exibido na 7ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro

O documentário “Jardins de Chumbo”, dirigido pelo professor Cid Machado foi selecionado para exibição na 7ª Mostra Futuro do Cinema Brasileiro, que aconteceu no dia 17 de dezembro, em São Paulo.

A obra

Segundo o docente do curso de Produção Audiovisual da Barão de Mauá, a obra tem 15 minutos de duração e se desloca no tempo e no espaço de forma poética e sensorial, a partir da intervenção do artista Fernando Piola (Operação Tutóia), resgatando as memórias de locais que guardam a história da violência como o Museu do Aljube, o Lugar da Memória, o Memorial da Resistência, o Museu da Memória e dos Direitos Humanos e o antigo DOI-CODI. 

“As texturas, imagens, sons e palavras dissecam os restos das ditaduras, investigando ressonâncias e estabelecendo vínculos entre Portugal e a América Latina. O documentário integra o projeto de pesquisa Restos de Horror: efeitos de ditadura lá e cá e foi produzido em cinco meses”, disse.

Critérios de seleção

A Mostra Futuro do Cinema Brasileiro foi criada em 2015 pelo Núcleo Cinematographos de Estudos de Cinema. 

Na 7ª edição, os curtas foram selecionados pela curadoria da Mostra levando em conta a originalidade e a relevância do tema, além da excelência artística da obra. O júri foi composto por Donny Correia, Fernando Brito e Liciane Mamede.

Puderam participar realizadores estudantes de qualquer área do conhecimento e realizadores independentes, desde que não tenham dirigido nenhum longa.

Para Cid, a seleção é resultado de um trabalho intenso e fruto de uma parceria de longa data com a pesquisadora e produtora Lucília Sousa. 

“Este é o quinto documentário que criamos a partir das pesquisas que ela realiza. O evento recebeu 80 curtas de todo o país, com linguagens e temáticas variadas, e estar entre os 10 selecionados por um júri extremamente qualificado já é um prêmio em si”, afirma.

Os curtas selecionados foram exibidos na Sala Cinematographos, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, durante o encerramento da Programação Cultural de 2022 da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.