Projeto estimula leitura e doações de livros em Jardinópolis

Projeto estimula leitura e doações de livros em Jardinópolis

Reportagem: Bianca Colluci Belge

Organizada pelo projeto Café com ideias, o evento ocorreu no dia 21 de abril, de 2019, com o intuito foi a arrecadação de livros e doação, o projeto também distribui tubos de poesias de escritores da cidade e oferece eventos culturais. O evento é aberto ao público e realizado pelo projeto “Café com ideias”.

O colaborador do evento João Baptista Cilli Filho, 45, disse que foram doados por volta de 2.000 livros, “Arrecadamos de editoras, sebos e de doadores e também distribuímos rosas.”

O evento teve início após a ideia dada pelo jornalista Galeno Amorim, 56, de Ribeirão Preto, que se inspirou em uma festa que é realizada na Espanha em comemoração a São Jorge, “É uma tradição que acontece na Catalunha, onde as pessoas se reúnem para celebrar a literatura. Também são realizadas apresentações como sangria, saraus e danças, entre outras atividades”, afirmou Amorim.

A estudante de jornalismo Luíza Helena Braga, 23, participou do evento e disse que foi uma experiência muito boa.

Fernando Pessoa

“Foi bem bacana. Eu peguei uns 15 livros, dentre eles contos clássicos de vampiros e poemas escolhidos de Fernando Pessoa.”

Segundo Luíza, muitas pessoas participaram do evento, “Tinha muita gente, o que comprova que as pessoas não deixam de ler porque não gostam, e sim porque os livros são caros.” afirmou a estudante.

Mas por conta da Pandemia Coronavírus não foi possível realizar o evento neste ano, porém foram doados livros para outros projetos. Para que assim, mais pessoas tenha acesso aos livros mesmo durante a pandemia.

Os interessados podem ajudar por meio de doações e trabalho voluntário. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o número (16) 3663-6184, ou pela página do Facebook “Café com ideias Jardinópolis/Sp”