Jornada de Arquitetura e Urbanismo reúne profissionais da área em palestras e workshops

Texto e fotos: João Camargo (Agência Experimental de Comunicação)

A Jornada de Arquitetura e Urbanismo de 2019, da Barão de Mauá, reuniu profissionais da área em palestras e workshops voltados aos alunos da instituição. Realizado entre os dias 18 e 21 de agosto, o evento ocorreu na Unidade Camilo de Mattos, no Jardim Paulista.

De acordo com o coordenador do curso, César Muniz, a Jornada de Arquitetura tem sido um excelente caminho a ser trilhado pelos alunos. “Além de proporcionar conhecimento técnico e artístico aos alunos e professores, o evento também os integra. Aqueles que ajudam na organização exercem atividades que formam para a vida, aumentam o círculo de amigos e contatos. Essas atividades fora da sala de aula só têm a acrescentar na formação dos alunos”, comentou.

Além dele, os discentes que participaram dos programas avaliaram como positivo esse tipo de atividade. “Acho indispensável esse tipo de evento, principalmente para o curso de Arquitetura e Urbanismo, pois a visão que temos na prática nos prepara para os imprevistos que podem acontecer em uma obra no futuro. Além disso, faz com que o que aprendemos na teoria fique mais claro de como deve ser feito”, opinou Lígia Scatambulo, aluna do 8º semestre.

Na oportunidade, a instituição recebeu os profissionais Beto Candia e Ribeiro Carminatti Júnior para ministrar workshops. O corpo docente, Fernando Gobbo, Wilson Seluque, Jadiel Thiago, Paula Russo e Dulce Paladini também realizou workshops, assim como o coordenador Cesar Muniz. Já os palestrantes convidados foram Alexandre Hodapp Oliveira Marques, Marina Castanheira, Isaac Amir e Vinícius Hernandes de Andrade.

Mercado de trabalho

De acordo com Leandro Antonio Destido, aluno do 8º semestre, a Jornada foi agregadora, tanto com as palestras como com os workshops. “Durante os programas foram abordados temas bem bacanas, que tendem a nos ajudar muito nos projetos de arquitetura e urbanismo que viermos a realizar. Esse contato que temos com profissionais tende a transmitir um pouco da experiência deles para nós. Conseguimos ter uma noção de como é o mercado que vamos enfrentar”, disse.

Para Gustavo Rinaldi Gonçalves Netto, também aluno do 8º semestre, participar de eventos como esse é algo a mais no currículo de um recém-formado. “Nós ainda não ingressamos no mercado de trabalho, portanto, trazer e ter contato com esses profissionais é muito importante. Eu, por exemplo, participei de um workshop de Design Thinking, que aborda uma linguagem diferente da que aprendemos no curso de como projetar. Então, isso é um conhecimento extra”, informa.

Assim como em Arquitetura e Urbanismo, a Barão de Mauá busca realizar semanas com atividades extracurriculares para todos os cursos. Essas ocasiões são oportunidades únicas para que os estudantes adquiram uma bagagem a mais na antes de ingressar no mercado de trabalho.