Curso de Jornalismo conta com novo estúdio e oficina voltada para a produção de conteúdo

Texto: João Camargo (Agência Experimental de Comunicação)

Fotos: Júnior Nemoto

O curso de Jornalismo da Barão de Mauá em 2019 inovou e conta agora com novos cenários no estúdio de televisão e também nova proposta de nome e conteúdo para a Oficina de telejornalismo, que tem como objetivo ensinar as técnicas de produção para televisão. Desde o primeiro semestre deste ano, os alunos da unidade Independência podem usufruir dessa reformulação nos cenários e também na criação de produtos audiovisuais.

Os novos projetos surgiram por conta da atual maneira de se comunicar e da transformação que a televisão, assim como todos os meios de comunicação, estão vivendo desde o surgimento da Internet. Os novos programas buscaram uma identidade mais jovial, com uma linguagem mais moderna.

De acordo com o coordenador do curso, Sebastião Geraldo, essa renovação busca atender as necessidades e expectativas dos alunos e professores do Curso. “Eu acredito que a inovação é algo que estamos buscando sempre. Com isso, os alunos percebem que estão sendo bem atendidos”, disse.

Geraldo ressalta, ainda, que com o apoio dos docentes e da instituição, essas mudanças se tornaram possíveis. “Com a entrada da professora de telejornalismo, Flávia Martelli, nós tivemos propostas tanto no cenário, como nas modalidades dos programas. Contamos com professores muito criativos que nos ajudaram com essas mudanças. Um deles foi o professor Quico, que auxiliou com o projeto da reforma, e a arte da plotagem criada exclusivamente para o cenário. E, acima de tudo, contamos com o apoio da instituição. A Barão de Mauá nos ofereceu condições para que fizéssemos as adequações”, comentou o coordenador.

Para professora Flávia Martelli, a mudança é de extrema importância. “Buscamos deixar o aluno mais livre, e desta forma, desenvolver uma dinâmica maior. Essas reformulações proporcionam produções utilizando uma linguagem mais jovem, mais coloquial e mais atual também”, declarou.

Oficina

A partir das novas propostas, a Oficina ganhou novo nome e também nova marca, desenvolvidos com apoio da agência experimental do Curso de Publicidade e Propaganda. Três 2 Zoom é a nova oficina de televisão e possui três produtos, criados para acompanhar o desenvolvimento do aluno que inicia nas atividades da prática em televisão: “Dicas de leitura”, “Entrevista” e “Debate”. “Quando o aluno inicia na Oficina, ele grava o ‘Dicas de Leitura’, programa com cerca de dois minutos, e como o nome mesmo já diz, é uma dica de livro que ele traz e assim, é desenvolvido o primeiro contato com a câmera.

Na sequência, o aluno participa do programa ‘Entrevista’ que traz sempre um convidado e tem um tempo médio de 8 minutos de duração. O terceiro e último degrau é o ‘Debate’ que tem a participação de vários alunos que discutem sobre um tema previamente escolhido e sempre trazendo um convidado, com um tempo de duração de 15 minutos”, informou a professora. Os programas são exibidos no canal do Youtube do Curso e na TV Câmara de Ribeirão Preto.

Além da Oficina, o Jornal da Barão também ganhou novo cenário para acompanhar as mudanças que estão ocorrendo no telejornalismo. Uma nova bancada foi criada, dando maior dinâmica aos apresentadores do telejornal laboratorial, que agora podem se movimentar e assim, aprimorar o aprendizado. “Estamos sempre buscando a inovação na área, aproximando os nossos alunos das práticas e técnicas do mundo de trabalho”, conclui o coordenador do Curso, Sebastião Geraldo.