Formação diferenciada

Barão de Mauá prepara jornalistas éticos e comprometidos em oferecer comunicação de qualidade à sociedade


Nunca foi tão fácil o acesso à informação e ao conhecimento. Mas, nem sempre o conteúdo encontrado, principalmente nas redes sociais é verdadeiro. O jornalista é um profissional capaz de apurar, editar, transmitir e elucidar os fatos da atualidade com espírito crítico, em prol do interesse público e da cidadania. 

Em um mundo com tantas fake news, o trabalho deste profissional passou a ser ainda mais essencial. O Centro Universitário Barão de Mauá oferece a graduação em Jornalismo e prepara seus alunos para o mercado de trabalho.

O curso

Com 25 anos de existência, o curso é composto por disciplinas teóricas e práticas, além de excelente estrutura física com laboratórios equipados, proporcionando uma sólida formação humanística e ética aos alunos.

Durante as aulas, os estudantes desenvolvem habilidades para atuarem em diferentes meios de comunicação e organizações, como: emissoras de rádio e TV, jornais, revistas, sites de notícias, assessoria de imprensa, marketing digital, entre outros. Os alunos também são estimulados a serem empreendedores.

Estágio supervisionado e parcerias com o mercado, visitas técnicas a veículos de jornalismo, palestras com profissionais da área, agência experimental e projetos de iniciação científica envolvendo pesquisas e atividades de extensão, estão entre os diferenciais.

Qualidade comprovada

Dentre as conquistas do curso, destaca-se a nota 5 (excelente) na avaliação do MEC e a nota 4 (muito bom) no Guia Quero Estadão da Faculdade. Jornalistas graduados pela Barão de Mauá comprovam a qualidade.

Marilia Dovigues concluiu a graduação em 2016. Ela atua como head de marketing na Etus, uma das principais plataformas para social media e marketing digital do país.

Na opinião da ex-aluna, os ensinamentos transmitidos na graduação contribuíram para suas conquistas no mercado de trabalho. 

“Vim transferida de uma faculdade pública. Na Barão encontrei excelente estrutura física, ótimos professores, apoio da coordenação e oportunidades de estágios. Terminei a graduação contratada como assessora de imprensa de uma multinacional. Estudar nesta instituição foi meu start para o mercado de trabalho”, afirma.

Alvaro Momenso Junior é mais um dos ex-alunos que terminou o curso contratado. Formado há um ano, trabalha como assistente de Comunicação Corporativa na Ourofino Agrociência.

Para ele, a estrutura de laboratórios faz toda a diferença no aprendizado dos alunos e deixa uma bagagem boa para iniciar a carreira. Os conteúdos extracurriculares, como oficinas, palestras e eventos, foram essenciais para seu desenvolvimento e formação. Realizou seis meses de estágio na Agência Filamento da Barão e um ano na Ourofino Agrociência.

“Fazer a graduação na Barão foi uma experiência incrível. Utilizo grande parte dos conteúdos aprendidos no meu dia a dia, tanto na criação de matérias, quanto na produção de vídeos, entrevistas e podcasts. Fora o know-how adquirido com as matérias teóricas, que possibilitaram aumentar meu conhecimento sobre a profissão”, ressalta. 

A história se repete com Layne Mauricio que terminou o curso de Jornalismo na Barão em junho de 2022. Após estagiar na Jovem Pan de Jaboticabal foi efetivada como produtora executiva de rádio.

Segundo ela, os ensinamentos transmitidos na graduação foram indispensáveis, tanto para a vaga no mercado de trabalho, quanto para o seu crescimento profissional. “Tive a oportunidade de conviver com professores e profissionais capacitados. O conhecimento é passado de forma segura e as aulas práticas também foram essenciais. Hoje, eu consigo aplicar no meu trabalho tudo que eu aprendi na Barão”, assegura.

Outro ponto que considera importante é o acolhimento. “Quando um estudante sai do ensino médio ou cursinho, e vai para a faculdade, ele sente insegurança e medo. A Barão, desde o primeiro dia de aula, me acolheu. Aprendi coisas que levo para o ambiente de trabalho e para a vida. A palavra que define como foi estudar nesta instituição, no meu caso, é transformação. Você não sai do mesmo jeito que entrou”, conclui. 

Robert Siqueira também fez Jornalismo na Barão. Atualmente é editor do Mundo Zumm, site de notícias e entretenimento. Ele também é um dos responsáveis pela revista impressa. Terminou a graduação no final de 2021 e define o Centro Universitário Barão de Mauá como o local que lhe abriu portas para o mercado da comunicação.

“Foi na Barão que aprendi a me relacionar melhor com as pessoas, criar amizades, fazer networking. A professora Gabriela Zauith sempre falou sobre a importância de mantermos nossos contatos e isso eu levarei para toda a vida! Fiz estágio em três lugares e fui o primeiro aluno da instituição selecionado para estagiar na Rádio USP de Ribeirão Preto. A Barão me abriu muitas portas. Minha gratidão por tudo”, finaliza.

Rogéria Garcia (Assessoria de Imprensa)