Alunas de Jornalismo vencem concurso da Zumm

As matérias com temas relacionados à moda e aos venezuelanos refugiados foram os destaques da competição

Duas alunas do curso de Jornalismo da Barão de Mauá venceram o concurso universitário promovido pela revista Mundo Zumm. Beatriz Egydio e Maristela Fortunato ficaram em primeiro e segundo lugar na disputa que contou com a participação do Centro Universitário e de outra instituição de Ribeirão Preto.

Os alunos do 2º e 4º semestre produziram, individualmente, uma matéria escrita de acordo com um tema de seu interesse, orientados pela Prof.ª Dr.ª Gabriela Zauith e o Prof. Me. Guilherme Nali. Os jornalistas da Mundo Zumm selecionaram as duas melhores.

Beatriz, do segundo período, ficou em primeiro lugar com a matéria “De Ribeirão para o mundo”, que foi publicada no portal e na versão impressa da revista. Nela, conta a trajetória profissional da estudante de moda Camila Penha, uma jovem ribeirão-pretana que vende roupas autorais em território internacional.

“Fiquei animada desde que foi apresentada a proposta. Eu conhecia a revista, então sabia o tipo de conteúdo que ela entrega. Escolhi falar sobre arte e fui em busca de histórias com os contatos que eu tinha. A adrenalina esteve presente ao longo do processo e o resultado foi positivo”, afirma Beatriz.

A segunda colocada, Maristela, do quarto período, publicou no portal a matéria “Programa de acolhimento em Ribeirão Preto abriga estrangeiros em vulnerabilidade social”, que mostra a parceria entre o Exército e a ACIRP que ampara venezuelanos refugiados na cidade. Segundo a aluna, a participação no concurso complementa sua jornada acadêmica.

“Foi desafiador e enriquecedor para o meu aprendizado. Com o auxílio dos docentes tive todas as percepções possíveis para produzir a notícia. E isso foi uma oportunidade importante para a construção da profissão. Fiquei feliz”, conta.

Matéria Especial

Amanda Maestre também publicou uma matéria no portal da Revista Mundo Zumm. Em “O TikTok e sua influência na Moda”, a aluna do segundo período mostra como a rede social foi capaz de abrir portas para profissionais experientes na área e trazer conhecimento para os iniciantes.

“Ter uma matéria publicada em um canal de imprensa oficial no primeiro ano de faculdade é uma conquista grande, é impossível descrever a felicidade que eu senti. Isso confirmou que estou no caminho certo”, comentou Amanda.

A Barão é Destaque

Robert Siqueira, jornalista da revista e um dos criadores do concurso, explica que o objetivo da Mundo Zumm foi incentivar a produção de matérias pelos estudantes das duas principais instituições de ensino superior de Ribeirão Preto. Segundo ele, a Barão se destacou pela qualidade do material enviado e por ter sido a única que teve três trabalhos aprovados para publicação. 

“A qualidade técnica das matérias e os temas escolhidos foram surpreendentes. As produções da Amanda e da Beatriz alinharam-se com o perfil dos leitores da revista. A temática sobre os refugiados na matéria da Maristela surpreendeu os organizadores do concurso e também ganhou destaque”, conclui Siqueira.

Níkolas Guerrero (Assessoria de Imprensa)