Docente de Jornalismo é destaque na revista Transições

Nathália Bovi

TCC de ex-aluno é destaque na revista Transições

A pesquisa de Julio Pecktor foi orientada pelo professor Wlaumir Souza em 2009. Uma década depois, ambos tiveram a oportunidade de publicar o artigo no periódico da instituição

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ex-aluno de História do Centro Universitário Barão de Mauá, Julio Pecktor é mais um dos artigos de qualidade, publicados na revista Transições. Intitulado “Das origens da influência imigrante na música à fundação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto”, o trabalho contou com a orientação do professor Wlaumir Souza.

Segundo Wlaumir, a ideia de divulgar o texto na revista científica da Barão surgiu após a abertura do edital para análise dos trabalhos. 

Após a pesquisa ser aprovada para publicação, professor e ex-aluno se juntaram, após 10 anos, com o intuito de consolidar a pesquisa.

Resumo

O artigo destaca a influência estrangeira no cenário musical de Ribeirão Preto desde a chegada de imigrantes no século XIX. 

O texto elucida o empreendedorismo estrangeiro que legou à cidade contribuições marcantes no cenário musical. Tal histórico apresenta Ribeirão como uma cidade diferenciada no estado de São Paulo e um centro cultural inserido na modernidade, sobretudo, em uma “modernidade conservadora” face ao modelo político-cultural dos nacionais.

A pesquisa está disponível na edição on-line da revista Transições, que faz parte da plataforma de publicações  científicas da Barão.

Importância

Para Julio, a sensação de ver seu trabalho publicado em uma revista científica é gratificante. Até porque, a escolha do tema está diretamente relacionada ao seu interesse pela música, sobretudo, erudita.   

“Fiquei feliz pela oportunidade. Como essa arte se desenvolveu na cidade, sobretudo a partir da influência estrangeira, foi fundamental para o advento de grupos musicais que eventualmente deram origem à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto”, explica. 

É por isso que os dois concordam que o tema, apesar de pouco difundido pela população ribeirão-pretana, é imprescindível para entendermos a construção de nossa própria cultura. 

“O tema mostra, mais uma vez, a importância da comunidade de origem europeia para construção da cidade. Para além do trabalho da cultura do café, evidenciamos o trabalho cultural, pouco pesquisado. Assim, estimulando novas abordagens”, diz Wlaumir. 

Além disso, Julio ressalta a importância da discussão sobre o tema tendo em vista os problemas financeiros que a Orquestra Sinfônica vem passando nos últimos anos. 

“Temos um patrimônio que precisa ser preservado e valorizado. A OSRP é uma das orquestras mais antigas em atividade no Brasil, mas passa por sérios problemas financeiros. É necessário que os cidadãos tenham conhecimento disso e contribuam de alguma forma para a manutenção dessa instituição”, afirma. 

Para o editor da revista Transições, Felipe Narita, o artigo reflete a história de Ribeirão com eficácia, sendo fundamental para a comunidade, mas também servindo como subsídio aos estudantes. 

“Os textos encontrados na revista científica Transições dialogam com temas que têm obtido muito destaque atualmente, além de abordar assuntos relevantes ao debate público. Eles são bem escritos, de modo que oferecem aos estudantes diversos caminhos para a realização de uma pesquisa acadêmica em ciências humanas”, finaliza.

Fonte: https://www.baraodemaua.br/noticias/tcc-de-ex-aluno-e-destaque-na-revista-transicoes