Por Jeniffer Santos
No dia 10 de outubro, o repórter especial da EPTV de Ribeirão Preto, Dirceu Martins, esteve presente no 19° FestCom do Centro Universitário Barão de Mauá, e ministrou a oficina intitulada “Roteiro e texto na reportagem de TV”.
Na conversa inicial com os alunos de jornalismo, audiovisual, publicidade e propaganda e ciência da computação, o jornalista relatou como foi produzir e realizar uma reportagem sobre células-tronco e um programa especial que foi ao ar no Globo Repórter sobre a história do pão, para o qual visitou três países.
Martins afirmou que o maior desafio do repórter é manter a atenção do telespectador, já que nem sempre é possível alcançá-la o tempo todo.
Para uma reportagem de hard news, que será veiculada no Jornal Nacional, por exemplo, ele enfatizou a importância de se traduzir assuntos complexos de forma simples, para que qualquer pessoa possa compreendê-lo naquele período de, no máximo, quatro minutos.
Já para as reportagens especiais, ele salientou a necessidade de estimular os sentidos do telespectador, trazendo uma experiência nova e contando uma história que desperte o interesse, do começo ao fim.