Desafios da comunicação: a diferença entre ouvir e escutar

Por Layne Maurício

A palestra “Desafios da comunicação: a diferença entre ouvir e escutar” foi ministrada pela convidada Dra. Luciana Marchetti Torrano, dentro da disciplina de Planejamento de Comunicação, lecionada pela professora Tatiana Bechelli, na aula remota do dia 20 de agosto de 2020 (foto acima), no Centro Universitário Barão de Mauá.

Luciana é psicóloga graduada pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Além disso, é psicanalista associada à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto, e professora da Pós-Graduação em Psicanálise do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto (IEP).

O conteúdo abordado pela psicanalista foi sobre o processo de comunicação. O objetivo era entender a importância desse processo para o desenvolvimento de uma campanha publicitária.

Segundo a professora Tatiana, “o trabalho do profissional de Publicidade e Propaganda é baseado em comunicação e exige um criterioso processo de coleta de informações, interpretação de dados e desenvolvimento de mensagens”.

A professora também afirma que, nesse contexto, a psicanalista Luciana colaborou compartilhando seu conhecimento sobre a comunicação interpessoal, já que “uma das chaves é ser capaz de ouvir e escutar, dar atenção e compreender, o que a outra pessoa está dizendo”.