Cursos da Unidade Itatiaia recebem III Semana Integrada de Tecnologia

Voltado para os cursos de Ciências da Computação, Jogos Digitais, Design Gráfico e Análise de Desenvolvimento de Sistema, o evento reuniu profissionais de empresas multinacionais, nacionais e municipais

texto: João Camargo (Agência Experimental de Comunicação)

Fotos: Giuliano Silveira

Os cursos de Ciências da Computação, Jogos Digitais, Design Gráfico e Análise de Desenvolvimento de Sistema da Barão de Mauá receberam, na primeira semana de setembro, a III Semana Integrada de Tecnologia. O evento ocorreu na unidade Itatiaia e contou com palestras e oficinas voltadas para área tecnológica.

Com a presença de profissionais de empresas multinacionais, nacionais e municipais, a semana foi recheada de troca de informações e aprendizado para os alunos.

De acordo com Victor Cassão, presidente do Diretório Acadêmico e aluno do 4º semestre do curso de Ciências da Computação, é de extrema valia contar com esse tipo de palestrantes. “Acredito que trazer esses profissionais é importante para apreendermos com suas vivências e para nos colocarmos em seus lugares. Deste modo, nós temos uma perspectiva de que é possível alcançarmos um sucesso profissional. É como se eles fossem uma inspiração para nós alunos”, comentou.

Além dele, Patricia Andrade Silva, coordenadora dos quatro cursos da unidade, também acredita que esse contato traz benefícios para os alunos. “É sempre muito importante trazer um profissional que está no mercado, para trocar informação com os discentes. Apesar de nós professores já fazermos isso no dia a dia, esse profissional está mais na linha de frente. Em algumas situações, ele sabe mais sobre o que está acontecendo no mundo e, muitas vezes, antes da academia”, disse.

A Semana Integrada de Tecnologia, além de palestras e oficinas, contou com ex-alunos que retornaram à instituição, para contar um pouco sobre a área pós formação. Os egressos compartilharam com os estudantes a trajetória que trilharam desde que se formaram, falaram sobre as dificuldades que enfrentaram e coisas que fizeram, na instituição, que ajudaram a se colocar no emprego que estão atualmente.

Diante de toda a interação proporcionada pelo evento, Patricia acredita que essas palestras tendem a mostrar para os alunos que o mercado está necessitado de profissionais bem formados. “Os alunos têm que estar envolvidos diariamente com um propósito. É necessário gostar daquilo que faz e estar empenhado nisso. Assim como ter persistência, teimosia e dedicação. Só a formação acadêmica não é o suficiente. É isso que os palestrantes tentam passar para nossos alunos”, informou.