“Combate à violência: fomentar relações solidárias” #podcast

Texto: Gabriela Garrido/Agência Filamento

Fotos: Bárbara Bichuette

Os alunos do 7º semestre de Jornalismo realizaram um podcast sobre violência urbana, coordenado pelas professoras Flávia Martelli e Gabriella Zauith. A gravação aconteceu nesta quarta-feira, 17, na Unidade Independência da Barão de Mauá, com a locução de Leonardo Rodrigues e Luiza Braga, acompanhado dos trabalhos técnicos de André Bodão.

Este bate-papo contou com a presença do psicólogo social e coordenador do Observatório de Violência e Práticas Exemplares (USP/RP), Sérgio Kodato, que também é autor do livro “O Brasil fugiu da escola”.

Os alunos realizaram um levantamento de dados e abordaram as diversas temáticas sobre violência urbana: feminicídio, homicídio, contra os negros, idosos, infantil, LGBT+, moradores de rua, narcotráfico, trânsito, roubos e furtos.

O Brasil apresenta altas taxas de homicídios, que estão relacionadas à causas econômicas e sociais. Além disso, convivemos com a impunidade, aproximadamente 3% dos homicídios são efetivamente solucionados.

Kodato também abordou sobre a escravidão no Brasil que deixou marcas como o racismo. Falou sobre o período colonial onde os negros eram escravizados e, assim, foram oprimidos e perderam a condição de humanos. E, até hoje, sofrem com o preconceito que persiste em nosso país, e, como consequência, a cada ano eleva-se o número de mortes de negros, jovens principalmente.

Kodato ressaltou sobre algumas medidas a serem tomadas para combater as altas taxas de violência existentes no Brasil:

“Na prática, os últimos governos têm mostrado que as políticas públicas que reduzem desigualdade favorecem as minorias e promovem cotas para desprivilegiados.  Eu entendo que a primeira medida é o combater a injustiça, desigualdade, combate ao preconceito. Em segundo lugar, fomentar relações solidárias, o que chamamos de alteridade, que é o relacionamento com o outro, que é diferente de você.”