Barão Entrevista: Núria Saldanha, desafios de ser correspondente nos EUA

Por Álvaro Momenso

Na última sexta-feira, dia 11 de setembro, a série de lives da Barão de Mauá ganhou mais uma edição. Dessa vez, a entrevistada foi a jornalista e correspondente internacional em Washington pela CNN Brasil, Núria Saldanha. A live foi produzida pela Profª. Belisa Figueiró e pelo aluno de jornalismo do 4º semestre, Igor Barbosa.

“Desafios de ser correspondente nos EUA” foi o tema principal escolhido para a entrevista. Núria é formada em jornalismo pela Famecos/PUC-RS, possui MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e mestrado em Jornalismo Social pela City University Of New York (Cuny).

Nos Estados Unidos, ela começou a atuar como correspondente durante as eleições de 2016, que elegeu o presidente Donald Trump, fazendo a cobertura para a TV Bandeirantes. Depois disso, trabalhou na Globo Internacional, realizando reportagens para a comunidade brasileira que vive nas Américas. Desde março de 2020, trabalha exclusivamente para a CNN Brasil.

A live abordou diversos temas, como a eleição presidencial norte-americana de 2020, as dificuldades de ser repórter no exterior, e até uma comparação entre a atividade jornalística no Brasil e nos Estados Unidos.

Para alunos e profissionais da área de comunicação, a live agregou bastante conhecimento. Núria explicou o passo a passo para conseguir se tornar uma correspondente internacional. Pós-graduação, mestrado e domínio da língua estrangeira são essenciais para iniciar a carreira internacional. “Geralmente quem trabalha com a editoria de Internacional, em especial nos canais de notícias, se especializa em Relações Internacionais, mora um tempo fora e fala outras línguas”, afirma Núria.

Ela também enfatizou que o correspondente tem que se tornar um jornalista multimídia, ou seja, ter boa escrita, familiaridade com a câmera, noções de edição de imagens, além de produzir e apurar as próprias pautas. “Eu tenho o apoio do editor de texto e do editor de imagem, mas o restante é comigo aqui”, conta a jornalista.

Um jornalista que trabalha no exterior tem que estar preparado para falar sobre tudo do país, seja política, economia, saúde, etc. Núria é setorista de política em Washington, mas cobre também outros assuntos, como a pandemia de Covid-19 na capital americana: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/07/06/covid-19-faz-com-que-negocios-recorram-a-tecnologia-em-washington