Texto: João Camargo (Agência Experimental de Comunicação)
Em evento realizado na Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Natayslla Garcia e Gabriela Bruno apresentaram seus projetos de Iniciação Científica, orientadas pela professora Gabriella Zauith.
As alunas do curso de Jornalismo da Barão de Mauá, Natayslla Garcia e Gabriela Bruno participaram da 27ª edição do Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) nessa quarta-feira, 25.
Em evento realizado na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, ambas apresentaram seus projetos de Iniciação Científica para avaliação. O tema de Natayslla foi sobre Lúpus e o acesso à informação em portais e jornais online.
“A Iniciação Científica foi um desafio. Escolher falar sobre o Lúpus, uma doença que enfrento, me fez enxergar novos horizontes e me incentivou a buscar uma melhor qualidade de vida. Depois, poder compartilhar isso com outras pessoas como fiz no Siicusp, é melhor ainda. Faz tudo valer a pena. Além de despertar um interesse maior em continuar o trabalho”, comentou a estudante do 8º semestre.
Já Gabriela abordou a participação das mulheres nos Seminários de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em sua pesquisa. Para ela, a experiência de fazer uma iniciação científica foi desafiadora.
“No começo tive algumas dificuldades, como já esperava, mas depois acabei adorando todo o processo desse trabalho. Na apresentação, eu estava um pouco nervosa no começo, mas a avaliadora me transmitiu certa tranquilidade, o que ajudou muito para que eu lembrasse os pontos principais da minha pesquisa e pudesse explicar tudo como tinha planejado”, disse a aluna do 4º semestre.
SIICUSP
O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.