Agência Filamento traz vivência de mercado

Há seis anos a Agência Filamento realiza coberturas, campanhas, reportagens e podcasts

A Agência Experimental de Comunicação Filamento integra os três cursos de Comunicação do Centro Universitário Barão de Mauá – Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Audiovisual – e foi pensada para estimular a vivência dos alunos em um ambiente de agência. A orientação fica por conta dos professores Belisa Figueiró, Jéssica Amorim, Quico Soares, Cid Machado, Márcio Huertas e Jefferson Barcellos.

No dia a dia, os estudantes produzem campanhas publicitárias e realizam as coberturas de eventos de caráter institucional, além de atender a Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições filantrópicas com propósitos de extensão universitária, e elaboram a comunicação interna dos próprios cursos da universidade.

Dessa forma, os alunos têm mais uma oportunidade de cumprir a carga horária obrigatória do estágio curricular, com a supervisão de ao menos dois professores de cada curso, formados nas áreas específicas. Ao mesmo tempo, os estudantes dos primeiros semestres são convidados a participar voluntariamente da agência, colocando em prática os conhecimentos teóricos que vão adquirindo ao longo do curso.

À vista disso, a formação desses futuros jornalistas, publicitários e produtores audiovisuais ocorre de maneira interdisciplinar, compreendendo o papel específico de cada um nos processos, mas principalmente percebendo como é possível contribuir e auxiliar os colegas com a sua expertise, desenvolvendo melhor o produto comunicacional conjuntamente.

Entre os trabalhos executados nos últimos anos, destacamos as coberturas do Festival de Comunicação (FestCom) e da Semana Integrada dos Cursos, que ocorrem anualmente em outubro; do HackBarão, maratona de tecnologia e criatividade que é realizada em abril; e da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, em agosto. Os alunos de jornalismo também produzem, mediam e editam o podcast institucional Tô ligado, Barão!, que traz convidados externos para debater temas transversais da sociedade. As aulas magnas que abrem cada semestre igualmente são produzidas e mediadas pelos estudantes. (Belisa Figueiró)