Cartão Postal de Sales Oliveira, ‘Rua das Árvores’ completa 64 anos de tradição

“Faz parte de toda uma vida”, revela Sr. Juca, morador da rua.

Renan Rosa

No ano de 1954, o então prefeito do munício de Sales Oliveira, José Pereira Coutinho, iniciou um projeto de prolongamento de paralelepípedos, nessa extensão entrava a Rua José Bonifácio, foi quando  o funcionário público, Sr. Achiles Turim,  teve a ideia de plantas 22 mudas de figueiras na rua, a ideia foi aceita e as mudas plantadas nos dois lados do decorrer da rua, ali nascia a Rua das Árvores.

Porém, com o crescimento desenfreado delas, chegou a ser cogitado a  ideia de retirar todas. Por conta de suas raízes,  as calçadas estavam quebrando e também por conta de uma praga, que havia atingido todas as figueiras,  Um inseto chamado lacerdinha dominou  as árvores e caia aos montes em quem passava pelo local, eles ardiam o rosto e olhos, mas após uma rigorosa esterilização o problema chegou ao fim.

O Sr. Juca, 84, viu as árvores crescerem de perto, tendo o privilégio de ser o único morador da rua. Para ele, a Rua da Árvores tem um significado enorme, como ele acompanhou o crescimento das mesma, a maioria de suas memórias se associam a rua.“Quando cheguei aqui, meus filhos eram pequenos, as árvores também eram pequenas, hoje meus filhos são grandes, e as árvores também, elas são muito importantes para mim, faz parte de toda uma vida.” Revelou o senhor Juca, que não acredita que um dia, as árvores da rua deixaram de existir. “Não acredito que um dia vão parar de fazer a manutenção e preservação das árvores, elas são nosso cartão postal, eles vão trocar elas, algumas já morreram e foram trocadas, algumas dessas que temos hoje, dura mais 5 ou 10 anos, depois, eles plantam outras mudas.” Acrescentou.

O Sr.Antônio Ignácio da Silva, 74, também tem muitas recordações da rua. “Eu me lembro da época que tinha os bichinhos, quase ninguém se arriscava passar (na rua), porque ardia muito.” Disse. “Lembro também que nos anos, 60, 70, às festas juninas e quermesses eram todas feitas ali na Rua da Árvores.”

Em 2014, em comemoração aos 60 anos do plantio das árvores, a Prefeitura em parceria com os Correios, criaram um selo exclusivo da rua. Eles continuam  nas correspondências enviadas pela Administração Municipal, em forma de comemoração pelos 61 anos, completados em Novembro de 2015.

Obs: No vídeo está datado 1975, mas o correto é 1954, como citado no texto.