TRATAMENTO COM CAVALOS AJUDA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Polícia Militar realiza tratamentos com cavalos para crianças que possuem paralisia cerebral

 

A equoterapia, também chamada de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.

 

Para o tratamento de deficientes com cavalo é necessário frequentar um local específico, pois o cavalo deve ser manso, dócil e bem treinado para que os resultados do tratamento não sejam comprometidos. Durante todas as sessões é importante, além do treinador do cavalo, a presença de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado para auxiliar nos exercícios.

Em Ribeirão Preto, a Polícia Militar vem realizando esse trabalho com êxito, a lista de espera só vem crescendo a cada dia e para as mães de cada aluno esse tratamento tem sido maravilhoso para os desenvolvimentos das crianças. Cada paciente recebe o tratamento duas vezes por semana no Comando de Policiamento do Interior e é realizados pelos soldados e sargentos do lugar, entre eles uma fisioterapeuta que acompanha as crianças o tempo todo.

 

REPORTAGEM: FRANCINE REZENDE