A prática do parkour é ensinada pelo grupo “Ras Tracer” em Jaboticabal
Você sabe o que é parkour?
Pois bem, o parkour foi criado na França, no final da década de 1980 e começo da década de 1990, por David Belle e chegou no Brasil em 2004, com adeptos nas grandes metrópoles, como São Paulo.
O parkour nada mais é que, um treino que visa se transportar de um obstáculo ao outro durante algum percurso, por exemplo de escalar um muro, pular o corrimão de uma escada, saltar de um ponto ao outro. Além de “vencer” os obstáculos, o parkour trabalha com a mente, o equilíbrio e a força.
Na cidade de Jaboticabal, o parkour chegou um pouco mais de 10 anos, com alguns praticantes na cidade. Dois amigos em comum, Adriano Carvalho e Rafael Sudário resolveram passar os ensinamentos adquiridos para mais pessoas, eles criaram o grupo “Ras Tracer”, que ensina a prática para crianças, jovens e adultos.
O “Ras Tracer” é um projeto social criado em 2011 e é composto por voluntários que proporciona exercícios que melhoram a saúde física e mental, que visa trazer a arte, e também busca ser uma forma de lazer alternativa, principalmente para as crianças e os jovens, que tem o objetivo de ocupar o tempo dos mesmos, para que não se envolvam com atividades ilegais.
Atualmente o grupo conta com aproximadamente 40 participantes entre 15 e 30 anos, porém nos últimos anos, os professores perceberam que muitas crianças iam até o local dos treinos e ficavam olhando os jovens e adultos praticarem.
Há mais ou menos um ano, o Ras Tracer criou o “Ras Tracer Kids”, que á a prática do parkour para crianças de 5 a 15 anos. O projeto atualmente conta com 20 crianças e adolescentes que praticam o parkour.
Para conhecer mais sobre a prática do parkour e o trabalho desenvolvido pelo grupo “Ras Tracer”, é só conferir o vídeo abaixo!
Reportagem: Paola Vantini