Os desafios do jornalismo esportivo

A Outras Palavras Comunicação Empresarial, em parceria com a revista Revide, promoveram a palestra “Jornalismo esportivo em ano de Copa do Mundo”, ministrada pelos jornalistas Gilvan Ribeiro, autor do livro “Casagrande e seus demônios”, e Maurício Noriega, jornalista e comentarista do canal SporTV. O mediador desse bate papo foi o diretor da Revide, Murilo Pinheiro. O evento aconteceu no dia 7 de maio no Auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II, e faz parte das comemorações dos 21 anos da Outras Palavras Comunicação Empresarial.

Os jornalistas contaram um pouco de suas trajetórias no jornalismo esportivo. Gilvan Mendes falou sobre o trabalho das assessorias de imprensa no jornalismo esportivo. “A assessoria de imprensa no futebol é diferente. Nas outras áreas as assessorias ajudam, facilitam a vida dos jornalistas. Nos clubes são o contrário, muitas vezes fazem de tudo para barrar os jornalistas. Acho importante o assessor de imprensa ter uma vivência em redação, ou como repórter ou como editor”, disse Gilvan.

Para Noriega, o público deve escolher veículos de comunicação e saber filtrar sites que trabalham com fofocas do jornalismo sério. Os jornalistas destacaram como fatores pessoais influenciam o desempenho dos jogares dentro dos campos. Mesmo com um planejamento fatores externos podem atrapalhar o time. “O trabalho daquele ciclo não representa aquele mês, a copa do Mundo é muito especial, tem estar tudo certinho para aqueles 30 dias”, falou Noriega.

Texto e fotos: Gabriela Garrido, Isadora Francelino, Johnata Goulart e Natayslla Garcia