Entenda um pouquinho mais sobre a história da querida e hospitaleira Nuporanga
Fundada em 1861, Nuporanga é uma cidade conhecida por carregar o título de Estância Climática. Seus primeiros habitantes foram índios caiapós, que deu origem a seu nome que em tupi significa “Campo Belo”. Logo em seguida, esses índios foram expulsos pelos bandeirantes que tinham como objetivo as minas de Goiás.
Em 1909, Nuporanga tornou-se distrito de Orlândia e só em 1926 conseguiu a autonomia de município. Entre tantas lendas e histórias que envolvem Nuporanga, a mais marcante aconteceu em 1901, quando o então prefeito e engenheiro Melo Marques, planejou e construiu um submarino com experiências bem sucedidas e documentadas pelos jornais “New York Herald” e “The Washington Post”. Atualmente, o desenho do submarino está esculpido em um dos muros da prefeitura do município.Nuporanga, há mais de 7 mil habitantes.
Por ser uma cidade hospitaleira e pacata, tornou-se um município turístico, onde possui casarões antigos com arquitetura coloniais, uma deles é “A Casa da Noca”, o lugar hoje funciona como uma casa de artesanatos e culinária, em outro prédio histórico está localizado o departamento da Cultura da cidade e a biblioteca municipal. Além dessas arquiteturas que carregam fortes traços da cidade, outros pontos como a igreja matriz, o coreto, o centro de lazer são muito visitados por turistas.
Fora isso, atualmente, Nuporanga possui um ginásio e um parque aquático em construção. A economia da cidade é baseada no cultivo de cana-de-açúcar, soja e café. E conta ainda com uma unidade da Seara Alimentos, hoje à frente pela JBS Foods, que emprega cidadãos não só do município mas também da região inteira. Com 157 anos, Nuporanga já teve grandes comemorações como desfiles de fanfarra apresentado por alunos da cidade, e a festa do peão, uma das mais conhecidas da região. A pequena cidade envolve não só grandes histórias mas também muito amor por seus moradores.