Conheça um pouco da história Mococa

Neste vídeo iremos abordar a história de Mococa, município do Estado de SP. Tudo começou por volta de 1840, período em que as terras do município faziam parte da comarca de Mogi Mirim, pertencentes à sesmaria do espanhol D. Tomás. Lavradores mineiros foram atraídos pelas riquezas naturais e topografia favorável do solo, assim houve as primeiras ocupações.

Em 1839, o lavrador José Gomes e sua mulher fizeram uma doação de 16 alqueires de terras a São Sebastião, posteriormente o povoado foi transferido para as Terras de José Gomes de Lima, as margens do Ribeirão do meio. Em 1841 erguia-se a Capela Curada, nomeada São Sebastião da Boa Vista. Mas foi em 1844 que o topônico Mococa surgiu, quando o capitão Mor Custódio José dias que estava no local caçando proferiu a frase: “Olhem aí para a mocoquinha”.

Em 1846 a principal fonte de renda do município foi à lavoura de café. Após a abolição da escravatura, em 1888, o município passou a receber imigrantes, composto na grande maioria por italianos. A comarca Mococa foi criada por Lei Estadual n.º. 80 de 25 de Agosto de 1892. Os fundadores de Mococa foram Gabriel Garcia de Figueiredo, o Barão de Monte Santo e Venerando Ribeiro da Silva.

Mococa que completou 163 anos, possuí mais de 68000 habitantes. Em 2018 a cidade ficou entre as 16 cidades mais desenvolvidas do Estado de São Paulo e ocupou 23ª colocação no Brasil, para a classificação foi levado em consideração as áreas de emprego e renda, educação e saúde.

Dentre os pontos culturais e turísticos que o município oferece aos cidadãos e visitantes estão: os casarões coloniais, a Igreja Matriz de São Sebastião, que foi construída em 1896, a Casa da Cultura Rogério Cardoso, o Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva, as fazendas centenárias, o teatro Municipal. Além de eventos como Troféu Chico Piscina e Kim Mollo, ambos torneios de natação, que reúnem atletas de diversos Estados do Brasil e de outros países.

Mococa possuí o Estádio São Sebastião, que leva esse nome em homenagem ao patrono da cidade, foi construído na década de 50. Além disso, conta com emissora TV Direta e a rádio transamérica, que leva aos moradores informações e noticias sobre a cidade e região.