Low carb: Será que vale a pena?

Dieta low carb propõe a redução de carboidratos para o rápido emagrecimento

dieta para perder medidas rapidamente

A dieta consiste em diminuir o carboidrato da alimentação, como o próprio nome já diz. Diariamente, em uma alimentação low carb pode ser ingerido em média 45% a 5% de carboidratos.

Nas alimentações tidas como saudáveis, o normal de carboidratos seria de 50% a 55%. A orientação é que, quanto menos carboidratos a pessoa consumir, mais rapidamente emagrecerá.

Segundo a nutricionista Juliana Oliveira, 29, de Jardinópolis, o carboidrato é a melhor fonte de energia para nosso corpo, nos auxiliando nos exercícios, no andar e no equilíbrio alimentar.

“O único benefício dessa dieta é o emagrecimento rápido”.

A nutricionista acredita que todos os alimentos juntos são importantes e que é possível ter uma alimentação saudável comendo de tudo um pouco, chegando ao peso desejado num prazo de seis meses a um ano. “O segredo é trabalhar o corpo e a mente.”

tipo de refeição recomendada pela nutricionista Juliana

Com isso, ela declara que a falta de carboidratos no nosso organismo pode trazer malefícios à saúde como dores de cabeça, fraqueza, problemas renais, intolerância ao glúten e pequenas desidratações.

Porém, a nutricionista Isabel Dantas, 38, de Ribeirão Preto, afirma que não são malefícios e sim sintomas da adaptação do organismo com a low carb, e que são temporários e que passam em até um mês.

Refeição sugerida pela nutricionista Isabel

Isabel também afirma que a dieta low carb tem inúmeros benefícios para a saúde e diz que é importante o carboidrato estar presente na dieta, porém, em pequenas proporções.

“Diminuir os índices de carboidrato não leva a nenhum risco de saúde. Algumas pessoas somente não são indicadas a reduzirem seu consumo. Entre elas estão os diabéticos tipo I, grávidas, lactantes, atletas de alta intensidade (pode reduzir o rendimento)”.

A analista de marketing e conteúdo Letícia Rebuelta, 26, de São Paulo, conheceu a dieta low carb quando foi diagnosticada com ovário policístico, onde muitas mulheres descobrem uma resistência à insulina, e continuar com uma alimentação rica em carboidrato e açúcar não seria o melhor caminho.

A low carb na vida das pessoas

Leticia Rebuelta, analista de de marketing e dona da pägina Rebuelta – Receitas e Lifestyle

Através da consulta com o endócrino, ela descobriu a low carb. Ela passou a pesquisar e, onde mais encontrava informações era no site do Dr. Souto, um dos principais médicos nesta área, uma referência, segundo Letícia.

“Foi no final de setembro de 2016 que comecei a pesquisar e, de fato, ‘pegou no tranco’ lá para outubro, novembro e, desde então, eu estou neste tipo de alimentação, que eu não considero dieta hoje é o meu estilo de vida.”

A analista de marketing já emagreceu quase 30 quilos seguindo essa dieta. Ela diz que seu objetivo principal sempre foi a saúde, depois que ela se adaptou a esse estilo de vida e com isso quase todos os sintomas do ovário policístico foram diminuídos.

Leticia afirma que sua grande dificuldade em relação à dieta foi no início, porque quando estava tentando se adaptar e alguns restaurantes não ofereciam opções com baixo carboidrato ou não aceitavam alterar algum prato, como tirar o pão de um lanche, por exemplo.

Leticia Rebuelta antes e depois após a dieta low carb

Atualmente, Leticia tem uma pagina no Facebook, Leticia Rebuelta – Receitas e Lifestyle e intagram www.instagram.com/leticiarebuelta onde ela dá dicas de receitas low carb de sua autoria.

refeição low carb

Benefícios low carb:

  • Longevidade
  • diminuição da produção de insulina
  • renovação celular
  • melhora na concentração e produtividade
  • redução de estresse

Pessoas que não podem aderir a dieta:

Pessoas em uso de medicações controladas, crianças, pessoas muito magras com metabolismo acelerado, pessoas com insônia.

Reportagem: Bianca Colluci Belge