Empreendedorismo e inovação na saúde

Texto: Tasnim Kahled/Agência Filamento

Fotos: Amarildo Pizzi/Agência Filamento

Nesta quinta-feira, 25 de abril, o tradicional “Encontro com o Empreendedor” contou com a presença do médico pediatra e empreendedor no ramo de tecnologia e saúde, Humberto Moromizato. O evento aconteceu na Unidade Independência da Barão de Mauá, destinado aos universitários dos cursos de Gestão Financeira, Marketing e Administração, organizado pela professora Flávia Fernandes.

Moromizato é proprietário da empresa Duan, responsável pela comercialização de venoscópios no Brasil. O aparelho facilita o processo de encontrar as veias dos pacientes, principalmente em casos de obesidade, doenças crônicas como câncer ou em bebês prematuros, quando necessitam de doses de medicamentos com maior frequência.

O venoscópio foi patenteado pelo empresário e ainda não possui concorrentes no Brasil, apenas no mercado externo. Segundo Moromizato, sua maior concorrência é composta por aparelhos que custam mais caro ou são menos eficazes.

Atualmente, ele tem investido em protótipos diferentes do mesmo produto, como uma versão destinada a cães e gatos, baseada no modelo usado em recém-nascidos. E o aparelho Venus Beauty, que busca a melhor aparência da pele no combate às varizes.

De acordo com ele, crédito limitado, difícil acesso, inexperiência no mercado internacional, recursos limitados para investimento em marketing e a viabilização do produto final são alguns dos desafios que enfrenta quando tenta expandir a sua marca.

Quando questionado sobre parcerias com empresas de produtos de incubadora ou neonatal, ele diz já ter pensado nisso, mas que seu foco é “trabalhar a divulgação para decolar as vendas de seus produtos”.

Sua patente já ganhou inúmeros prêmios, entre eles o ISHL e o 99 Soluções Inovadoras. Além disso, Moromizato realiza diversos projetos sociais e espera um dia realizar o sonho de participar do “Médicos sem Fronteiras”.