Congresso de Jornalismo Investigativo

Adênia Batista

Nos dias 29, 30 de junho e 1° de julho ocorreu o 12° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo promovido pelo Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em São Paulo.  Foram apresentados os novos seguimentos da profissão, além da presença de jornalistas consagrados compartilhando suas experiências como Elvira Lobato e Clóvis Rossi que ressaltou, “jornalismo é 80% de trabalho duro, 10% sorte e 10% talento.”

Estereótipo

A jornalista Lisandra Paraguaçu contou sobre a experiência como repórter de política na agência Thomson Reuters. Falou sobre a dificuldade que encontra ao reportar aos estrangeiros o cenário político brasileiro, já que muitas coisas que acontecem aqui são incompreensíveis graças ao estereótipo do país do samba e futebol. “É difícil fazer com que matérias falando sobre o Brasil tenha alguma credibilidade”.

Mídias digitais

Também foram oferecidos treinamentos pelo Facebook, Google e Twitter para auxiliar na utilização de ferramentas criadas especialmente para auxiliar no trabalho de jornalistas, ampliando o seguimento de mídias digitais.