Reportagem: Letícia Marques
Do dia 6 ao dia 9 de outubro os cursos de comunicação da Barão de Mauá realizaram o primeiro Festival de Comunicação (FestCom) inteiramente on-line. Essa edição foi a 16ª do evento, que é feito anualmente e reúne os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e o Produção Audiovisual.
Os conteúdos das palestras e oficinas são sempre relacionados à comunicação e trazem um viés mais atual e específico de diversas áreas em alta no mercado.
A coordenadora dos cursos, Carmen Justo, conta que a tradicional Semana de Curso reúne convidados externos e profissionais das áreas dos três cursos contemplados. Neste ano, o evento não deixou de fazer isso, mas inovou no formato digital.
“A 16ª FestCom foi uma experiência incrível. Todas as lives e mini cursos aconteceram via portal acadêmico e pelo canal do YouTube institucional e dos cursos. Foi um sucesso entre os alunos, docentes e convidados”, diz ela.
A professora Belisa Figueiró acredita que essa edição online trouxe como vantagem a oportunidade de trazer profissionais de diferentes locais do Brasil e que têm grandes experiências para compartilhar. Ela conta que mesmo sem um contato presencial, os alunos puderam se aproximar dessas realidades e entender como se deram as trajetórias de sucesso dos convidados.
A docente também afirma que “da mesma forma os convidados mostraram que, na prática do mercado, existe uma interconexão muito grande entre os cursos de Jornalismo, Publicidade e Produção Audiovisual e isso é fundamental para expandir as perspectivas de atuação dos alunos no futuro. Esse também foi o meu primeiro FestCom e ver tudo isso de perto foi muito gratificante”.
Desafio
O professor Quico Soares foi um dos idealizadores do primeiro FestCom e esteve envolvido nesse trabalho em todas edições, incluindo a 16ª que aconteceu este ano. “Sempre é um evento muito aguardado pelos alunos porque a gente consegue trazer bons profissionais do mercado, workshops, cursos e palestras então é muito interessante pra essa semana da comunicação o aluno ter esse contato com o universo fora da sala de aula”, ele afirma.
A edição desse ano foi um grande desafio, conta o professor. A equipe estava acostumada com a estrutura da unidade e os cursos nunca tinham realizado um evento on-line desse porte, com uma semana inteira de palestras e atividades.
Porém, unindo a atual experiência com as aulas remotas e o apoio da equipe técnica da unidade, a realização do evento se tornou possível. O professor também fala que todos estavam um pouco tensos por ser uma novidade, mas confiavam no bom andamento do evento e que no fim tudo deu certo.
Para a professora Gabriella Zauith, a edição deste ano também deu trabalho, como é de costume. Mas, ela diz que o envolvimento foi maior esse ano, principalmente por parte dos alunos: “Os alunos nunca foram tão envolvidos nessa produção, isso foi muito legal, eles se envolveram 100%”.
Além disso, ela conta que a cobertura do evento foi muito mais intensa e com novos aspectos. “A cobertura foi muito grande, não tinha divulgação pré-evento como a gente fez, era uma notinha no máximo e uma postagem pós-evento, não tinha essa equipe toda de alunos fazendo cobertura.”
Agência Filamento
A docente e coordenadora Carmen também destaca o envolvimento dos alunos da agência-escola Agência Experimental Filamento na organização e divulgação do evento via redes sociais e blog, além da participação dos técnicos da instituição que atuaram nas transmissões usando o estúdio da universidade.
Segundo Quico Soares, a agência foi responsável por toda a criação de marca, identidade do festival, material de apoio, material de divulgação e as redes sociais. “Todo mundo se envolveu no projeto e eu acho que o resultado acabou sendo muito além do que a gente esperava. Nossa última live teve mais de 1.100 pessoas assistindo, então pra gente foi uma surpresa e uma satisfação porque a gente conseguiu dar conta do recado mesmo sendo uma grande novidade”, diz ele.
As palestras em livestream pelo YouTube contaram com o trabalho e participação de alunos membros da Agência Filamento, como é o caso do estudante Álvaro Momenso do 6º semestre de Jornalismo. “Gostei muito de apresentar uma live no FestCom, essa foi a minha terceira e cada vez que eu faço uma nova eu aprendo uma coisa diferente, sinto mais confiança.” Para ele, os temas das palestras foram sensacionais e os convidados realmente cativaram o público: “Na live que apresentei com o palestrante Raphael Dias, eu tive o desejo de continuar ali a noite toda, de tão boa que foi”.
O estudante Igor Barbosa, do 4º semestre de Jornalismo também conta sua experiência na equipe de organização do evento: “Pra mim foi super tranquilo trabalhar pra Filamento e fazer esse serviço de social media porque eu já trabalho como social media, faço no estágio e também tenho alguns clientes que eu atendo por conta própria”.
Ele diz que não considera que teve uma dificuldade e viu somente um desafio em trabalhar com uma equipe grande e sem conhecer a todos por conta do isolamento social, além de ter que planejar, coordenar e conferir tudo para que nada saísse do lugar durante as publicações.
“Em geral foi uma experiência muito legal. Acredito que não só eu, mas toda a equipe aprendeu e a gente conseguiu fazer e entregar tudo que a gente se propôs a entregar, eu acho que foi incrível”, afirma o aluno.
De dentro da Agência Filamento, o FestCom também contou com a participação do aluno Raphael Hamano do 4º semestre de Publicidade e Propaganda, que compartilhou sua visão de todo o processo. “Tudo o que foi realizado pela Filamento para o FestCom foi muito democrático, todo mundo estava se organizando e tomando todas as decisões em conjunto então isso foi muito bacana.”
Ele cita uma fala do professor Quico, dizendo que não houve uma briga de ego e explica: “apesar de ter sido uma correria, todo mundo correu atrás independentemente da equipe que você estivesse fazendo parte. Às vezes o pessoal do planejamento dava uma ajuda pro pessoal do design e o pessoal do design dava uma ajuda no atendimento e assim por diante”.
Para o futuro publicitário, organizar o festival foi uma experiência muito enriquecedora para se pôr em prática, com atividades voltadas para o mercado real e boa para quem ainda não tinha experimentado o trabalho de uma agência, assim como ele.
Por fim, nada nesse evento teria sido possível sem o auxílio técnico para fazer as transmissões, então a equipe contou com funcionários e alunos que atuaram direto da unidade da Barão. E a participação do estudante Gabriel Braga do 4º e último semestre do curso de Produção Audiovisual, também foi uma novidade para ele nesse FestCom: “Essa foi a minha primeira experiência na parte técnica por trás de uma livestream e com certeza não será a última”.
Segundo ele os palestrantes foram super atenciosos e profissionais, fora os temas das lives que chamaram a atenção e foram muito interessantes. Gabriel também conta que “para os alunos de comunicação foi um prato cheio de informação, além disso a didática dos palestrantes ajudou a passar o conteúdo de uma forma simples e eficaz. Espero fazer muitas outras lives parecidas com essas”.