Barão participou de evento na ADEVIRP

Docente e bibliotecária foram convidadas para a cerimônia de encerramento do projeto Vozes e Pontos

A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (ADEVIRP) realizou a cerimônia de encerramento do “Vozes que iluminam vidas e Pontos que leem o mundo”, no dia 25 de novembro. O projeto contou com o apoio do Centro Universitário Barão de Mauá, por meio da biblioteca, com empréstimos dos livros, que foram gravados e disponibilizados em audiolivros.

Iandra Fernandes, bibliotecária da Barão de Mauá representou a instituição na mesa das autoridades e convidados do evento. Na cerimônia também aconteceu a entrega dos audiolivros gravados. 

Segundo ela, a iniciativa conectou pessoas de diferentes realidades e aptidões para a realização deste trabalho. O apoio da Barão de Mauá ajudou a garantir o direito e o acesso à leitura, colaborou com a disseminação do conhecimento e com a inclusão.

“Foi um prazer fazer parte dessa conexão e saber que os frutos deste trabalho contribuirão para a disseminação do conhecimento, para o incentivo à cultura e ao bem-estar da pessoa com deficiência visual”, comenta.

A professora Gabriella Zauith atuou no projeto como voluntária na leitura dos livros. Ela também esteve presente na cerimônia.

“A participação no projeto foi uma grande oportunidade de conhecer o trabalho da ADEVIRP. Durante um ano gravei quatro livros falados, de Clarice Lispector, Pedro Bandeira, Eliane Brum e Oscar Wild. O destino são escolas e bibliotecas, para as crianças cegas e com baixa visão. Também produzimos podcasts, entrevistas com os educadores e alunos”, disse.

O “Vozes que iluminam vidas e Pontos que leem o mundo” foi realizado pela ADEVIRP, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, com o apoio do SUS e do Governo Federal. 

Rogéria Garcia (Assessoria de Imprensa)