Professores online: o desafio da educação nos tempos de coronavírus

Reportagem: Leandro Isac

“A tecnologia nesse momento está nos aproximando, nos acolhendo enquanto pessoas e alunos e mantendo vivos os cursos de comunicação da Barão de Mauá”

O isolamento social devido ao novo coronavírus transformou o modo de dar aulas de milhares de alunos e professores em todo mundo. Na Barão de Mauá os cursos presenciais estão suspensos desde o final de março, e, para que os alunos não sejam prejudicados, os docentes tiveram um desafio: a elaboração de aulas online até que tudo se normalize.

A coordenadora dos cursos de comunicação, Carmen Justo, falou que para instituição se adaptar para o modelo de educação remota tem sido uma tarefa diária.

“Muitas atividades dos três cursos (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual) são dentro de laboratórios – fotografia, áudio e vídeo e informática. Essas aulas práticas não estão sendo ministradas neste momento, mas os professores dessas disciplinas estão usando o horário das aulas para preparar os alunos para quando voltarmos para as aulas práticas”.

Carmen também falou sobre o desafio de adaptação às novas tecnologias, e que a descoberta de reuniões virtuais ajudou bastante na comunicação entre aluno e professor.

“Descobrimos juntos (alunos e docentes) as reuniões virtuais e o uso intensivo dos aplicativos de mensagens para troca de informações. É um canal aberto para sugestões de melhorias das aulas”.

Além disso, professores estão descobrindo as possibilidades e ferramentas do Portal, parceria institucional que auxilia no treinamento para o uso dos recursos como videoconferência, chats, fórum e questionários.

Desafios

A coordenadora também contou que além dos desafios de preparar novas atividades virtuais, tem o problema da falta de conectividade de alguns alunos. “Para isso, a plataforma institucional grava as atividades remotas para que os alunos, quando puderem acessar, tenham as informações sobre os conteúdos. Estamos em contato com cada um dos alunos via whatsapp, e-mail, videoconferência e redes sociais. Usando todos os recursos disponíveis. Mas, é claro, ainda temos muito que melhorar”. Carmen também afirmou que um ponto positivo foi a compreensão da maioria dos alunos perante a atual situação e os benefícios do avanço da tecnologia em tempos de isolamento social. “A tecnologia nesse momento está nos aproximando, nos acolhendo enquanto pessoas e alunos e mantendo vivos os cursos de comunicação da Barão de Mauá”, afirmou Carmen.