Aula magna debate a guerra na Ucrânia e a cobertura do jornalismo regional

Por Erik Schutz Bieniek

No dia 17 de março, o Centro Universitário Barão de Mauá recebeu o historiador, professor e pró-reitor Felipe Narita e o jornalista Guilherme Nali, da EPTV, para a aula magna “Tempos de Guerra: conflito no leste europeu e a cobertura do jornalismo regional”.

Ao longo do debate, eles trataram sobre a guerra na Ucrânia, seus impactos e os vários “fronts” do confronto, incluindo a guerra econômica e a guerra da informação. Alguns dos aspectos levantados foi a existência de uma “névoa”, a qual oculta o que de fato ocorre, e a possível volta de uma Europa dos tempos da Guerra Fria.

Narita ressaltou a importância de informações verdadeiras e citou a crise humanitária que vem sendo desencadeada. Também apontou a volta da política “da imposição pela força” como sendo um retrocesso. Já Nali falou sobre a “cortina de ferro” de Vladimir Putin, destacando a censura da mídia e os protestos contrários à guerra que estão sendo reprimidos. O jornalista também criticou a brutalidade do conflito, citando a morte de civis e jornalistas.

O encontro foi organizado por Níkolas Guerrero e Luiza Araújo, do Canal Comunicólogos, orientados pela Profa. Dra. Gabriella Zauith.

Assista ao vídeo completo:

CRÉDITOS:
Filmagem: Fabio Marques, Felipe Filipin e Verônica Cardoso de Franceschi
Edição: Felipe Filipin
Fotos: Lara Magalhães de Faria