Artesanato Brasileiro Movimenta Cerca de 50 Bilhões de Reais por Ano

Considerada uma prática sustentável, o número de artesãos é bem grande no Brasil

Renan Rosa

O artesanato é uma prática sustentável que ajuda bastante o meio-ambiente. Materiais que seriam jogados fora de forma irregular são reaproveitados se transformando em caixas decoradas, quadros, potes enfeitados e muito mais. Um levantamento do IBGE realizado ano passado mostrou o artesanato é feito em 78% do território.

Solange Borges é uma dessas artesãs, ela começou bem cedo e desde criança sempre gostou de fazer arte. “Desde cedo eu gosto disso, na escola eu gostava das aulas de artes”, diz.  Ela diz que faz um artesanato totalmente sustentável por usar só coisas que seriam jogadas fora. “Além de estar ajudando o meio-ambiente, são coisas que a gente resgata. As pessoas poderiam estar jogando fora e eu vou lá e resgato. Pego do zero e crio uma arte do nada.” revela.

Segundo o arquiteto e urbanista Eder Silva, o trabalho feito pelos artesãos ajudam muito na urbanização. “Olhando o artesão como artista, ele ajuda muito. Muitas coisas que estavam na rua eles reutilizam. A arte da sustentabilidade está enraizado neles.”

Além disso, Eder ainda afirma que o artesanato, principalmente o artesanal, que utiliza matérias que são jogados fora, precisa acontecer cada vez mais. “Esse trabalho tem que continuar e crescer muito, é um dos trabalhos que mais ajudam o meio-ambiente, além de se transformarem em obras de arte.”

No vídeo abaixo, mostramos a situação do artesão no Brasil, como a quantidade que existe no país, a porcentagem do território onde o artesanato é feito e a quantidade de dinheiro movimentado por ano através do trabalho deles.