Aos 113 anos, jornal A Cidade faz História em Ribeirão Preto

Por: Priscilla Gonçalves
O veículo consegue manter a tradição desde seu início e também se reinventa para acompanhar o mercado da comunicação

Inaugurado em janeiro de 1905, o jornal A Cidade se tornou parte da história de Ribeirão Preto.
 É um tradicional veículo de comunicação que vem passando por mudanças para continuar atendendo o público mais antigo e ao novo também.
O editor executivo do jornal, Angelo Davanço, conta que com o tempo o veículo foi passando por reformulações: “No começo, o formato e tamanho do jornal era bem maior do que o atual. Ele só tinha quatro páginas”.
Davanço ainda fala sobre o novo formato, lançado no último mês de maio, do jornal de final de semana, chamado de Superedição. Uma única edição reúne as edições de sábado e domingo em um mesmo caderno.
“Esse novo formato tem um conteúdo mais analítico e reúne 12 articulistas na produção dessa Superedição. O que quer dizer, que o veículo vai investir muito mais na formação de seu leitor, oferecendo informações que ele possa também refletir, e aí sim colher informações para sua formação”, diz o editor.
Hoje, o jornal que é centenário, tem o seu braço digital, o portal Acidade ON. O editor ressalta que o veículo “não se acomoda nunca”, sempre está em busca de novas soluções, para poder se manter no mercado da comunicação.
Ainda para o editor, jornal se confunde um pouco com a história de Ribeirão Preto, por ter acompanhado, praticamente, todos os fatos ocorridos na cidade, e também no mundo.
“A cidade vai completar 162 anos e o jornal já tem 113, ou seja, ele fez e ainda faz parte da vida de muitos ribeirão-pretanos. Todo mundo tem alguém na família que assina ou já assinou o jornal”, lembra.
Patrimônio
Hoje, a empresa tem um arquivo de todas as edições do jornal desde 1905, e esse arquivo não é só do jornal, mas também da cidade. O veículo registrou e ainda registra todos os fatos relevantes de Ribeirão, do Brasil e do mundo. “É um patrimônio inesgotável para a cidade”, acrescenta Davanço.
Curiosidade
O caso do naufrágio do Titanic, em 1912, também foi noticiado pelo jornal A Cidade. Era uma pequena nota que dizia ter ocorrido um acidente com o “vapor Titanic”, como era chamado na época.